sábado, 1 de dezembro de 2012

Macau: SEROPOSITIVOS DISCRIMINADOS, PATACAS PARA EDUCAÇÃO CÍVICA DE JOVENS

 


Discriminação contra seropositivos em Macau ainda é uma realidade, mas há melhorias -- ONG
 
01 de Dezembro de 2012, 18:20
 
Macau, China, 01 dez (Lusa) - O presidente da Associação para os Cuidados da SIDA em Macau, Dennis Cheang, afirma que a discriminação contra portadores de VIH/SIDA continua a ser uma realidade, mas a sociedade tem mostrado progressos na forma de encarar a doença.
 
"A discriminação ainda existe, mas não há tantos casos como no passado", nem com "gravidade", avaliou o psicólogo, à agência Lusa, realçando que as iniciativas de consciencialização em Macau têm contribuído para uma maior informação sobre a SIDA e, portanto, para atenuar o preconceito.
 
Até setembro, foram registados 22 casos de infeção por HIV e seis de SIDA em Macau, sendo a principal via de transmissão do vírus a sexual, indicam dados oficiais.
 
Os números ultrapassam já os referentes a todo o ano de 2011 - 21 casos de infeção por HIV e quatro de SIDA -, mas "o aumento pode ser considerado normal", observa Dennis Cheang.
 
Apesar de as autoridades de migração solicitarem aos trabalhadores estrangeiros um teste de despistagem, o presidente da organização não governamental não entende que tal seja um problema de maior.
 
"Eles pedem exames médicos, não só testes ao HIV, mas também para ver se têm outras doenças transmissíveis. Se os testes derem positivo não lhes será dada permissão para trabalharem em Macau, mas penso que, basicamente, o Governo quer com isso prevenir a propagação de doenças, tendo apenas o intuito de proteger", notou Dennis Cheang.
 
A mesma exigência por parte de algumas empresas, sobretudo as de maior dimensão, é um pouco diferente, avalia, apesar de considerar que, em determinadas profissões, essa prática pode encontrar algum fundamento.
 
Ao nível do acesso a cuidados de saúde ou programas de tratamento, Dennis Cheang considera que, em Macau, são proporcionadas "condições adequadas", observando-se os padrões internacionais.
 
Para assinalar o Dia Mundial da SIDA, a Associação realiza, ao final da tarde, uma vigília, numa praça no centro da cidade, com velas, símbolo da "esperança".
 
No encontro, vão ser transmitidos vídeos com testemunhos de seropositivos.
 
Cumulativamente, desde 1986 até ao final de setembro de 2012, o número total de casos de infeção por VIH detetados em Macau foi de 497, dos quais 66 evoluíram para SIDA.
 
A principal via de transmissão do vírus foi a sexual (66%) - 57% por via heterossexual e 9% por homossexual/bissexual -, enquanto a transmissão pela utilização de drogas injetáveis representou 14% do total.
 
DM // MSF
 
Executivo de Macau atribui 54 mil euros a instituições para incentivar educação cívica
 
01 de Dezembro de 2012, 18:04
 
Macau, China, 01 dez (Lusa) - O Instituto de Ação Social de Macau atribuiu a 14 instituições um montante global de cerca de 557 mil patacas (53.729 euros), ao abrigo de um programa de incentivo à educação cívica dos jovens, foi hoje anunciado.
 
O Instituto de Ação Social (IAS) divulgou, em meados de setembro, o lançamento de um plano que prevê a atribuição de um subsídio de até 50 mil patacas (4.823 euros) às instituições de serviço social que organizem atividades direcionadas para a educação cívica de crianças e jovens.
 
As iniciativas - a serem desenvolvidas a partir de hoje e até 31 de agosto de 2013 - podem incluir 'workshops', seminários, ações de promoção a nível comunitário, entre outros.
 
As atividades subsidiadas têm de observar o tema "Conhecimentos jurídicos e cumprimento da disciplina", já que o plano visa auxiliar crianças e jovens na obtenção correta do conhecimento jurídico, no aumento da consciência cívica e na criação correta do conceito de valor.
 
Cada instituição só poderia apresentar uma proposta de atividade, tendo sido aprovados 14 planos.
 
No comunicado, não se refere, contudo, se houve candidaturas rejeitadas.
 
DM // MSF
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana