sábado, 1 de dezembro de 2012

Portugal: PRECÁRIOS E DESEMPREGADOS SÃO MAIORIA DA FORÇA DE TRABALHO

 

Dinheiro Vivo - Lusa
 
O número de precários e de desempregados em Portugal "ultrapassou a metade de toda a força de trabalho", atingindo 2,9 milhões, alertou hoje, em Lisboa, a Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis (ACP-PI).
 
Os dados foram apresentados pela direção da ACP-PI numa conferência de imprensa, em frente aos Armazéns do Chiado, realizada para assinalar o primeiro Dia Europeu de Ação Contra a Precariedade e a Injustiça Social.
 
Membros da direção da associação falaram aos jornalistas e também realizaram várias ações de sensibilização em lojas do Chiado, onde entregaram panfletos baseados nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
 
Em declarações à agência Lusa, João Camargo, da ACP-PI, sublinhou que as estatísticas do emprego apontavam, no final do segundo trimestre de 2012, para uma situação inédita: "Pela primeira vez os precários e os desempregados ultrapassaram metade de toda a força de trabalho no país".
 
A ACP-PI foi criada há seis meses, após cinco anos de existência como movimento de defesa dos trabalhadores em situação precária, prestando apoio jurídico e fazendo denúncias públicas de violações de direitos laborais.
 
João Camargo sublinhou que o período que antecede a época de Natal "é o da exploração máxima dos trabalhadores no retalho: contratam-se pessoas por algumas semanas ou um mês, obrigadas a fazer horas extraordinárias não pagas, sem pausas para as refeições".
 
A associação verificou as estatísticas do emprego do INE nos últimos seis anos, e em particular desde a intervenção da ´troika' em Portugal - em maio de 2011 - concluindo que surgiram, desde essa data, mais 316 mil desempregados no país.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana