sábado, 1 de dezembro de 2012

Em Portugal também passeio na rua, mas não em circunstâncias oficiais – Passos Coelho

 


IEL – MAG – Lusa – foto António Cotrim
 
O primeiro-ministro português passeou hoje, durante quinze minutos, no centro do Mindelo, Cabo Verde, cumprimentando e trocando palavras com a população, e afirmou aos jornalistas que, em Portugal, faz o mesmo, mas não oficialmente.
 
A seguir, durante um encontro com a comunidade portuguesa, maioritariamente luso-cabo-verdiana, num hotel do Mindelo, Pedro Passos Coelho falou dos laços familiares que o ligam a Cabo Verde, por via da sua mulher, Laura, que disse ter ficado triste por não o acompanhar nesta visita.
 
O primeiro-ministro português chegou ao Mindelo, na ilha de São Vicente, hoje à tarde, juntamente com os ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, da Defesa Nacional, da Administração Interna e da Economia e do Emprego, para participar na II Cimeira Luso-Cabo-verdiana, que se realiza no domingo.
 
Já de noite, Passos Coelho deu um passeio a pé, começando junto à Câmara Municipal do Mindelo, onde se dirigiu a um grupo de cabo-verdianos, distribuiu cumprimentos e conversou com alguns deles, comentando as mudanças ocorridas na cidade do Mindelo desde a última vez que aqui tinha estado, em 1999.
 
"A dimensão de toda a cidade aumentou muito. Tem muito mais gente agora, aqui", observou.
 
Em resposta à comunicação social portuguesa, o primeiro-ministro português negou que este fosse um momento raro de contacto seu com as pessoas, que não tem em Portugal. "Eu ando normalmente na rua, e a conversar com as pessoas também".
 
Perante a insistência dos jornalistas, Passos Coelho insistiu que em Portugal também dá passeios na rua: "Também dou, mas não em circunstâncias oficiais".
 
"Tenho menos oportunidades, mas também faço", acrescentou, mostrando-se incomodado pelas luzes das câmaras de filmar, que estavam dirigidas contra os seus olhos: "Eu tenho medo é de não ver o chão".
 
Neste passeio de quinze minutos, que terminou no hotel onde se encontra instalado, Passos Coelho teve ao seu lado o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.
 
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, seguia mais atrás, entre outros membros da comitiva portuguesa.
 
No caminho, Passos Coelho cumprimentou a maior parte das pessoas com quem se cruzou e ouviu palavras de simpatia como "força", "coragem" ou "venha sempre".
 
Eric, de 14 anos, mostrou-se contente com a presença do primeiro-ministro português no Mindelo e juntou-se à comitiva, assim como outros cabo-verdianos: "Um passeio com Passos Coelho", exclamou.
 
A seguir, durante o encontro com a comunidade portuguesa, o primeiro-ministro português fez um discurso de quase cinco minutos, sobre a proximidade entre Portugal e Cabo Verde.
 
"Muitas vezes nos misturámos na nossa história, não sabendo já quem é de Cabo Verde ou quem é de Portugal. Assim é, que quase todos temos família dos dois lados. Eu também tenho família aqui e fiquei muito satisfeito de poder encontrar-me com uma parte dela. A minha mulher ficou muito triste de não poder estar aqui também, para ver e cumprimentar alguma da família que aqui tem", declarou.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana