quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CENTENAS DE TANQUES CERCAM VÁRIAS CIDADES CONTESTATÁRIAS NA SÍRIA




MC - LUSA

Nicósia, 03 ago (Lusa) - Centenas de tanques do exército sírio cercaram hoje várias cidades do país, designadamente Hama e Deir Ezzor, indicou um ativista dos direitos humanos, adiantando que três pessoas foram mortas na terça-feira à noite.

"Há uma centena de tanques e transporte de tropas na estrada que conduz ao centro de Hama (centro da Síria) e cerca de duas centenas perto de Deir Ezzor (leste)", afirmou Rami Abdel Rahmane, membro do Observatório dos direitos humanos sírio.

O ativista precisou que as comunicações telefónicas e a Internet foram cortadas em Hama e na região.

Segundo o ativista, duas pessoas foram mortas na terça-feira à noite quando as forças de segurança abriram fogo contra manifestantes na cidade de Raqqa (norte) e uma terceira na cidade costeira de Jableh.

Estas informações não foram confirmadas por fonte independente.

Desde o fim de semana, centenas de pessoas foram mortas pelas forças de segurança em manifestações e confrontos em Hama, cidade que foi alvo de uma feroz repressão em 1982 da qual resultaram 20 mil mortos.

A agência oficial síria SANA acusa "gangues terroristas armados" de semear a confusão na cidade e de aterrorizar os habitantes, justificando a intervenção das forças de segurança e do exército para pôr fim às atuações destes.

Mais de 1.600 civis e 370 membros das forças de segurança foram mortos na Síria desde o início das manifestações anti-regime na Síria em meados de março.

Quase 12.000 pessoas foram detidas e 3.000 estão desaparecidas, segundo organizações não governamentais.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana