quarta-feira, 3 de agosto de 2011

XANANA GUSMÃO “TEM A MÁ INTENÇÃO DE DESTRUIR ESTE PAÍS”, afirma Rogério Lobato




ANA LORO METAN

O “Diário Nacional” publicou em 01 de Agosto alegadas declarações de Rogério Lobato, da FRETILIN, em que o ex-ministro do governo de Mari Alkatiri, diz que “É importante para todos os seguidores da Fretilin não criticarem o atual primeiro-ministro Xanana Gusmão, porque ele também se sacrificou para a libertação nacional, diz o ex-Vice-Presidente da Fretilin.”

Reforçando que: "Eu sei bem que ele [Xanana] lutou por este país. Podemos discordar de muitas coisas, mas temos que saber que ele lutou por este país ", disse Rogério Lobato.

Ou existe aqui um grande erro de tradução, porque o Diário Nacional é publicado em tetun e daí as declarações foram traduzidas para inglês e publicadas no Timor Hau Nian Doben, ou Rogério Lobato se esqueceu das graves acusações que a própria FRETILIN vinha fazendo relativamente ao PM Gusmão e ao “aparelho” que o rodeia. Acusações fundamentadas, tanto quanto se sabe, até por ONGs. E então não se deve criticar Xanana Gusmão no que se refere ao KKN que recheia este governo da AMP? O conluio, a corrupção e o nepotismo que aparece mais que evidente no exercício deste governo não devem continuar a ser expostos e criticados? E isso porque Gusmão contribuiu na luta pela libertação do país?

Fica a pergunta e a convicção de muitos timorenses de que estas declarações não fazem qualquer sentido e algo de errado contêm. Até pelo alegado e mostrado passado de Gusmão como resistente e por aquilo que ele agora personifica de ditatorial e desonesto na qualidade de PM nada nem alguém lhe deve dar tréguas. E se a FRETILIN possui dados comprovativos de práticas ilegítimas de Gusmão ou dos do governo que ele chefia não os deve sonegar ao povo timorense, nem à comunidade mundial que tem apoiado Timor-Leste. Esta não é uma questão partidária mas sim nacional. Xanana Gusmão deve ser reconhecido pelo seu passado resistente mas não está acima das leis. Nem ele nem outros devem estar acima das leis do país. Tanto a corrupção como as injustiças, a impunidade das elites, corroem a democracia. Que é aquilo que está a acontecer em Timor-Leste.

Nesse mesmo artigo do Diário Nacional deparamos com contradições nas declarações de Rogério Lobato – a acreditarmos na tradução. Ele afirma: "Eu não quero elogiá-lo, porque eu sei que é impossível, sei que ele tem a má intenção de destruir este país.” É grave. E assim, como não devemos ou não podemos expor, criticar e punir pela Justiça tal traidor da Nação e do sofrimento timorense?

Tanto quanto nos manda a consciência Xanana Gusmão é um problema nacional de que não nos devemos coibir de observar atentamente, expor e criticar sempre que existam indícios fundamentados e razões para isso. Até porque são os das elites que devem ser mais honestos que qualquer outros. Mas sabemos que não é assim que está a acontecer na realidade. E acontece com toda a impunidade. Com todo o descaramento jorram milhões de dólares por quem ainda não há muito tempo quase nada possuíam. E a provar está as vidas de ostentação e de novo-riquismo que têm garbo em exibir. Decerto que não tem sido com honestidade que os das elites enriqueceram. Mas disso parece que ninguém quer falar, a não ser as populações espoliadas, manipuladas, que passam dias sem comer, sem as condições de vidas prometidas e nunca cumpridas. Que responsabilidade tem o sistema político partidário em tudo isso é aquilo que falta expor de modo inequívoco. Que seja feito é aquilo que se espera.
 
Seria ideal que Rogério Lobato, a FRETILIN, explicassem melhor aquilo que pretendem ou que afinal tudo não passa de más interpretações, de más traduções. Não se deve nem pode deixar de expor e criticar quem “…tem a má intenção de destruir este país”, como afirma por último Lobato.  Urge expor e criticar os inimigos da democracia, da transparência e da justiça!

6 comentários:

Anónimo disse...

"E se a FRETILIN possui dados comprovativos de práticas ilegítimas de Gusmão ou dos do governo que ele chefia não os deve sonegar ao povo timorense, nem à comunidade mundial que tem apoiado Timor-Leste."

Ana, se a Fretilin possui esses dados nao seria mais logico e responsavel apresenta-los a tribunal como ja foi feito em casos anteriores?

O mais recente foi a apresentacao da queixa da Fretilin contra o vice PM Jose Luis Guterres e nao passou o escrutinio do tribunal.

Se a Fretilin possui "dados comprovativos de práticas ilegítimas de Gusmão" nao estara a Fretilin a ser cumplice dessas practicas quando nao recorre aos mecanismos oficias para por termo a essas practicas? A camarada ex membro da comite central da Fretilin, Ana Pessoa, ate esta na posicao de garantir que as queixas prossigam para tribunal como aconteceu com o caso de Jose Luis Guterres.

Agora nao fazerem isso e depois andarem aqui em grandes campanhas de difamacao na blogoesfera so reflecte mal a propria Fretilin.

E' preciso haver mais seriedade da vossa parte.

Anónimo disse...

"Tanto quanto nos manda a consciência Xanana Gusmão é um problema nacional..."

Acho que o que a Ana queria dizer e' que Xanana e' um problema para a Fretilin e os sonhos de Mari Alkatiri de voltar a governar Timor. Ai concordo.

Ja que estamos a falar em 'destruicao" aqui fica uma adivinha.

Quem foi que em 1975 disse num tom de furia e total desprezo pelas obras portuguesas que ele ia destruir a cidade de Dili e recontruir tudo em palapa a moda maubere....coisa que ele proprio nao e'?

dica: Nao foi Xanana

Anónimo disse...

"XANANA GUSMÃO “TEM A MÁ INTENÇÃO DE DESTRUIR ESTE PAÍS”, afirma Rogério Lobato"

Bem, Rogerio Lobato e' um criminoso com cadastro condenado pelos tribunais timorenses a sete anos e meio por formar e armar 'esquadroes de morte' da Fretilin em 2006.

Aformacoes destas vinda dele carecem qualquer seriedade.

Anónimo disse...

Segundo as declaracoes do Rogerio Lobato ele disse: Xanana nao tem mas intencoes de destruir este Pais mas eu nao concordo muito das suas actuacoes. Abracos

Anónimo disse...

Exmª. Srª. Ana Loro Metan,

Voçê de boca fechada até parecia uma poeta. Esse Loro, faz-me lembrar os Loros que abundavam nas florestas de Timor Leste e falavam, falavam, mas não diziam nada.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

SERÁ QUE O ROGÉRIO LOBATO IRÁ SER UMA PEDRA NO SAPATO DO ALKATIRI?A VER VAMOS.TENHO TODA A CERTEZA,QUE SE,O SAUDOSO NICOLAU LOBATO FOSSE HOJE VIVO,IRIA SER DE TAL MODO TRATADO PELO MARI,QUANTO É HOJE O TRATAMENTO DADO AO XANANA.CABE AO AMIGO ROGÉRIO ENCAMINHAR ESTE PARTIDO HISTÓRICO PARA AS BOAS MÃOS,CASO CONTRÁRIO,IREMOS TER AS RUÍNAS DA FRETILIN.

Mais lidas da semana