quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DIRETO DA REDAÇÃO - 10 ANOS




ELIAKIM ARAÚJO* – DIRETO DA REDAÇÃO

Há exatos dez anos, no dia 3 de agosto de 2001, um mês e pouco antes dos atentados terroristas que mudaram a face da humanidade, o Direto da Redação iniciava sua vitoriosa carreira no jornalismo online.  Naquele dia, disparamos nossa primeira newsletter, anunciando nossas primeiras colunas para um público de umas duzentas pessoas, parentes e amigos da equipe de colunistas de estréia.

Daquela época romântica para cá muita coisa mudou, mas o DR se manteve fiel ao seu compromisso original de priorizar a liberdade de opinião. Apesar de não aceitar patrocínios, o que de certa forma lhe dá um ar amadorístico, o site está muito mais profissional nos dias que correm. 

Sobre a questão de recusa de patrocínio, é bom esclarecer que não se trata de um sentimento de soberba. Nada disso.  É que o custo de manter a página é praticamente nenhum, já que todos os colunistas concordam em não receber nada em troca da liberdade que aqui encontram e que não teriam em nenhum veículo da mídia tradicional, onde se amarra o burro de acordo com a vontade do dono.

Daí porque dispensamos algumas ofertas de patrocínio, que, além do mais, eram tão ridículas que nos sentimos muito melhor salvaguardando nossa total  liberdade de opinião, coisa que não teríamos por exemplo se aceitássemos o apoio de um banco, de uma empresa aérea ou de uma multinacional, o que nos obrigaria a pensar duas vezes antes de tecer uma crítica aos juros escorchantes que os bancos cobram, ao aperto por que passam os passageiros da classe econômica de certas companhias de aviação ou à exploração do consumidor e o péssimo serviço oferecido pelas companhias estrangeiras de telefonia .

Como é bom ser livre!  Como é bom não ter que prestar contas ao patrão por ter criticado um politico amigo dele ou uma empresa com a qual ele pretende fazer um negócio por baixo dos panos! Como é bom não ter comprometimento com partidos ou com a classe dos politicos!  

O DR começou assim, e permanence fiel a esse princípio. No último ano, implantamos o espaço para comentários dos leitores. Publicamos a maioria, poucos são ignorados, só aqueles extremamente grosseiros e/ou ofensivos ao colunista ou a outro leitor.  Mas a opotunidade da interação colunista/leitor foi formidável.

Os comentários são um excelente medidor do perfil dos nossos leitores. Observa-se que a paixão política é uma constante. Critica-se um colunista quando o ponto de vista dele entra em choque com o do leitor. Há os que usam o espaço para fazerem proselitismo politico ou como bandeira de luta contra o partido que está no governo. É a porrada pela porrada, sem nenhuma avaliação ou pesquisa mais séria. Um leitor chegou a insinuar que nossa página recebia verbas secretas do governo(!).  Só faltou dizer que somos financiados pelo “ouro de Moscou”.

Outro dia, escrevemos que “dinheiro não traz competência”, em relação aos desmandos cometidos pelos bispos que comandam a TV Record. Um leitor comentarista acusou-me de pau mandado da Globo. Ele foi incapaz de pesquisar, nos 457 artigos que publiquei nestes dez anos,  quantos contiveram críticas ao jornalismo parcial da emissora dos Marinho. E não foram poucos.

Felizmente, a maioria dos leitores entendeu a importância do espaço disponibilizado e se acostumou a usá-lo de maneira correta, postando comentários oportunos,  próprios de uma página que se propõe ao debate inteligente e em alto nível.

Neste dia de comemoração, ergo minha taça de champagne virtual para agradecer aos colunistas de hoje e aos de ontem,  que,  por um ou outro motivo, tiveram que descer do barco.  Mas todos tiveram extrema importância no crescimento e fortalecimento de nossa página. Considero que esse espaço não tem dono, é de todos. Meu trabalho apenas é o de coordenar uma equipe de alguns monstros sagrados e postar os artigos que me enviam.

E, por último, porém não menos importante, um super agradecimento aos nossos milhares de leitores, desde aqueles mais fiéis da primeira hora aos que foram entrando pelo caminho e estão hoje conosco, como uma grande família que nos proporciona a média de 800 visitas diárias.   A todos, em nome da equipe do DR, o nosso melhor agradecimento e a promessa de seguir oferecendo um produto que traga ao leitor a oportunidade de desenvolver um senso critico sobre a sociedade de nosso tempo.

Nesses dez anos, recebemos milhares de mensagens, muitas simpáticas,   poucas nem tanto. Mas no último mês de junho, recebi com júbilo a mensagem de um leitor que, em apenas duas linhas,  definiu com precisão e simplicidade absolutas o espírito que norteou a criação do DR há dez anos e que permanence vivo e firme como uma rocha. Eis a mensagem enviada por Afonso Pires Faria:

Ainda não tinha visto um site tão imparcial. Meus parabéns. Li três artigos elogiando e criticando o governo de forma não apaixonada. Difícil de encontrar algo semelhante em sites e muito menos na mídia.

*Ancorou o primeiro canal de notícias em língua portuguesa, a CBS Brasil. Foi âncora dos jornais da Globo, Manchete e do SBT e na Rádio JB foi Coordenador e titular de "O Jornal do Brasil Informa". Mora em Pembroke Pines, perto de Miami. Em parceria com Leila Cordeiro, possui uma produtora de vídeos jornalísticos e institucionais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana