segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

IS: Membros lusófonos reúnem para discutir plataforma dos partidos progressistas




FPA – VM – Lusa – foto Miguel A. Lopes

Os partidos lusófonos membros da Internacional Socialista vão reunir-se à margem do Conselho da organização a decorrer em Cascais para preparar uma plataforma dos partidos progressistas da lusofonia, disse hoje o primeiro-ministro cabo-verdiano.

À entrada para a sessão de abertura do Conselho da Internacional Socialista (IS), que termina na terça-feira, José Maria Neves disse que os partidos lusófonos membros da organização vão "aproveitar a presença" em Portugal para se reunirem e discutirem "aspetos que se prendem com uma plataforma progressista no espaço da lusofonia".

"Dentro da lusofonia, queremos criar uma plataforma dos partidos progressistas e é importante que esta reflexão se faça em Portugal, num espaço lusófono", disse.

Para o primeiro-ministro de Cabo Verde, os partidos lusófonos irão conversar "sobre os desafios e as estratégias" para enfrentarem com sucesso os desafios que se colocam aos seus países neste momento.

Sobre o Conselho da IS, José Maria Neves considerou "importantíssimo" que se possa discutir em Portugal "questões que têm a ver com o futuro, os principais desafios que a humanidade tem neste momento e as estratégias" para sair da crise "estribados nos valores da IS: mais liberdades, mais igualdades e mais fraternidade".

Já no domingo, o governante cabo-verdiano e o secretário-geral do PS, António José Seguro, debateram a criação de "uma aliança progressista no espaço lusófono".

Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral do PS apontou a criação de "uma aliança progressista no espaço lusófono" como um dos pontos principais da agenda da sua reunião com José Maria Neves.

"A ideia é criarmos um espaço onde, não só os partidos socialistas que estão na Internacional, mas também outras forças progressistas se possam juntar a nós com o objetivo muito simples de afirmar as nossas ideias de progresso social, de desenvolvimento humano e de cooperação entre os diferentes países que usam a mesma língua - a língua portuguesa - como a sua língua oficial", afirmou António José Seguro, com José Maria Neves ao seu lado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana