segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Reservas de gás natural e carvão podem tornar Moçambique referência mundial




MLL – JMR – Lusa com foto

As reservas de gás natural e de carvão podem tornar Moçambique numa das referências mundiais do setor energético nos próximos 10 anos, atingindo, nesse período, um PIB igual ou superior ao de Angola, estimou hoje a consultora SPTEC Advisory.

A consultora da área da indústria do petróleo e do gás natural em África e no Médio Oriente, que prepara uma conferência sobre o tema para maio em Maputo, lembra que, em 2012, os operadores em Moçambique anunciaram descobertas de gás natural de mais de 100 triliões de pés cúbicos (2.900 biliões de metros cúbicos), rondando as reservas de carvão as 23.000 milhões de toneladas.

“Moçambique tem hoje reservas de gás suficientes para fornecer a Alemanha e a França durante cerca de 20 anos e as reservas de carvão podem abastecer, ao ritmo atual, o mercado da União Europeia durante cerca de 25 anos”, afirma Roger Carvalho, presidente executivo da SPTEC Advisory.

Em comunicado, a consultora assinala que, de acordo com dados da AICEP (Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal), Moçambique regista um crescimento de cerca de sete por cento em média do Produto Interno Bruto (PIB), nos últimos 10 anos.

“O país atravessa um período de estabilidade macroeconómica por via de acordos internacionais e, neste clima de crescimento, os investimentos públicos e privados são cada vez mais frequentes (estima-se cerca 80 mil milhões de dólares norte-americanos nos próximos 10 anos)”, afirma o comunicado.

A consultora realça que o crescimento tem ocorrido em várias regiões de Moçambique, como Beira, Tete, Nampula ou Pemba.

“O panorama económico oferece, aliás, inúmeras oportunidades às empresas em diversos setores, desde a energia, construção, máquinas e equipamentos, logística e transportes”, adianta.

“Estas riquezas trazem com elas desafios importantes em setores como infraestruturas, transporte e outros relacionados com a urbanização das populações. Isto vai dar a Moçambique uma das mais elevadas taxas de crescimento económico do mundo e um dos países com maiores oportunidades de negócio”, refere Roger Carvalho, citado no comunicado.

A SPETC Advisory e a PSO Comunicação Estratégica vão realizar, em maio, em Maputo, uma conferência para abordar as necessidades e potencialidades energéticas de Moçambique, analisar um plano estratégico e de financiamento e o enquadramento legal para empresas que se instalem no país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana