segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TAXA DE INFLAÇÃO EM ANGOLA CONTINUA A DESCER, 8,9 NOS ÚLTIMOS DOZE MESES




EL – APN - Lusa

Luanda, 25 fev (Lusa) - A taxa de inflação em Angola continua a descer, mantendo a tendência de desaceleração, tendo-se fixado nos últimos 12 meses nos 8,9 por cento, anunciou hoje em Luanda o Banco Nacional de Angola (BNA).

Esta tendência de desaceleração mantém-se desde setembro de 2012, quando a inflação desceu abaixo dos dois dígitos, facto que aconteceu pela primeira vez desde o fim da guerra civil, em 2002.

O anúncio surge na sequência da reunião de hoje do Comité de Política Monetária (CPM), em que foram adotadas medidas de política monetária e analisada a evolução da inflação, da economia real, das contas fiscais e monetárias, bem como a informação recente sobre a conjuntura económica regional e internacional.

Assim, segundo a análise feita com base em informação relativa a janeiro, neste mês a taxa de inflação mensal situou-se em 0,61%, registando-se uma desaceleração relativamente ao mês anterior e ao período homólogo de 2012, que foram de 0,99% e 0,73%, respetivamente.

As classes de "Alimentação e Bebidas Não-Alcoólicas", "Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção" e "Hotéis, Cafés e Restaurantes", foram as que registaram maior variação em janeiro de 2013, com 0,75%, 0,72% e 0,71%, respetivamente.

A taxa LUIBOR Overnight fixou-se em 6,2% ao ano, enquanto nas maturidades de 3 e 12 meses, a LUIBOR se situou respetivamente em 8,7% e 10,39% ao ano.

No mesmo período o crédito à economia diminuiu 2,62%, invertendo a tendência verificada ao longo dos meses anteriores.

O CPM decidiu manter a Taxa Básica de Juro, a chamada Taxa BNA, nos 10% ao ano.
A próxima reunião do CPM realiza-se a 25 de março.

Sem comentários:

Mais lidas da semana