segunda-feira, 15 de abril de 2013

ALEMANHA DEVE SAIR DO EURO? “ERA UMA BOA SOLUÇÃO”, diz Silva Lopes




Ana Margarida Pinheiro – Dinheiro Vivo

Antigo ministro considera que saída poderá levar ao fim do euro como o conhecemos, mas admite que sem a Alemanha seria mais fácil

O multimilionário George Soros não tem dúvida de que “a Alemanha deve decidir se quer refazer a UE da forma que estava originalmente destinada a ser, o que pressupõe aceitar as responsabilidades e cargas necessárias para avançar nessa direção, ou considerar sair do euro". A ideia "não é nova" e para o antigo ministro das Finanças, Silva Lopes, "podia ser uma boa solução porque os alemães querem uma Europa alemã, com austeridade e equilíbrio orçamental e os outros países não". 

Para o economista, "saindo a Alemanha, e alguns países que lhe devem seguir os passos como a Holanda ou Áustria, a zona euro poderia regressar a um sistema equilibrado como o anterior modelo monetário europeu". Esta opção deveria gerar "juros equilibrados e alguma soberania monetária" para os diferentes Estados. 

As moedas deveriam regressar ao período pré-euro e, deste modelo apenas ficariam as regras e a entre-ajuda dos Estados. "Seria o fim da zona euro como a conhecemos e teria de haver muita renegociação uma vez que a Alemanha é credora de todos os Estados do Sul". Ainda assim, "ficaríamos todos melhor". 

Silva Lopes acredita que "esta é uma hipótese que apenas poderá acontecer em condições dramáticas, mas é possível e já foi defendida por vários economistas mundiais". Como lembra "alguns também já disseram que a zona euro vai criar uma nova guerra na Europa". 

Quanto a George Soros e às suas declarações polémicas, o economista português lembra que "merecem a maior atenção". "George Soros é um multimilionário, especulador e uma pessoa muito inteligente. As suas observações merecem todo o respeito". 

Sem comentários:

Mais lidas da semana