terça-feira, 19 de novembro de 2013

Auditores da Câmara de Contas timorense recebem formação em Portugal

 


Díli 19, nov (Lusa) - Quinze novos auditores da Câmara de Contas de Timor-Leste viajaram hoje para Portugal para receberem formação específica naquela área e também aulas de língua portuguesa.
 
"É o culminar de um processo que começou em março deste ano com a abertura do concurso para auditores para Tribunal de Recurso de Timor-Leste", afirmou Alexandra Mesquita, auditora-coordenadora da Câmara de Contas timorense.
 
O grupo selecionado pela Câmara de Contas timorense vai estar em Portugal durante sete meses para receber formação específica e prática no Tribunal de Contas em Lisboa, bem como no Funchal e em Ponta Delgada.
 
Os 15 auditores vão também receber apoio linguístico complementar da Faculdade de Letras de Lisboa.
 
O processo de formação de auditores está a ser feito no âmbito do Programa de Justiça da União Europeia, cooperação delegada no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, que tem apoiado desde 2012 a Câmara de Contas de Timor-Leste através de assistência, capacitação e formação técnica.
 
O programa da União Europeia, que visa a promoção da governação democrática, tem um envelope financeiro de 4,5 milhões de euros para a Câmara de Contas e Formação em Investigação Criminal.
 
No âmbito daquele programa, dois juízes do Tribunal de Recurso de Timor-Leste frequentam também formação junto do Tribunal de Contas de Portugal.
 
No apoio à investigação criminal, em 2012, foram formados 47 investigadores criminais na Escola da Polícia Judiciária, 16 técnicos no Laboratório de Polícia Científica e dois médicos legistas no Instituto Nacional de Medicina Legal e de Ciências Forenses de Portugal.
 
MSE // JPF - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana