terça-feira, 19 de novembro de 2013

Acordo de pesca entre Cabo Verde e UE considerado "mais do que satisfatório"

 


O acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia (UE) é “mais do que satisfatório”, devido ao nível elevado das capturas de peixe nas águas territoriais cabo-verdianas, indica um relatório da Comissão Europeia divulgado no fim-de-semana em Bruxelas. A UE agora quer um acordo para vigorar durante seis anos.
 
Este acordo, que vigora desde 1 de Setembro de 2011 e vai prevalecer até 31 de Agosto de 2014, autoriza 28 atuneiros europeus (16 da Espanha e 12 da França) e 35 palangreiros de superfície (26 da Espanha e nove de Portugal) a operarem nas águas territoriais de Cabo Verde.
 
Segundo este relatório de avaliação, o valor acrescentado criado por este acordo é de três milhões e 400 mil euros, dos quais 71 porcento cabem à UE, 17 porcento a Cabo Verde e 13 porcento aos outros países da África Ocidental essencialmente devido a desembarques, transportes e abastecimentos nos portos de Dakar (Senegal) e de Abidjan (Côte d’Ivoire).
 
O relatório sublinha, no entanto, que o acordo pode chocar a opinião pública na Europa e em África devido à captura de tubarões (espécie ameaçada) pelos palangreiros da UE, em vez do peixe-espada e atum acordados entre as partes.
 
Está próxima a abertura das negociações entre a UE e Cabo Verde com vista a um novo acordo de pesca, por isso, o relatório sublinha a importância de concluir um novo protocolo com duração de seis anos.
 
A Semana (cv) com Panapress
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana