terça-feira, 19 de novembro de 2013

Banco Asiático de Desenvolvimento inaugura novo escritório em Timor-Leste

 

19 de Novembro de 2013, 15:01
 
A ministra das Finanças Emília Pires acompanhada de altos funcionários com o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) inauguraram ontem um novo escritório para a Missão Residente como um sinal de compromisso contínuo da ADB para o desenvolvimento do país, segundo o portal de notícias de economia 4-traders.

"A expansão do nosso escritório em Díli e do nosso portfólio em Timor -Leste são a prova da nossa forte parceria e o compromisso de longo prazo para ajudar Timor-Leste a alcançar os seus objetivos de desenvolvimento ", disse Noriko Ogawa , diretor geral adjunto do departamento do ADB do Pacífico, que participou no evento ao lado do representante da Residente Shane Rosenthal .

As prioridades para o ADB continuam a ser no sentido de melhorar as infra-estruturas, desenvolver o setor privado e habilitar a formação para impulsionar o crescimento económico em Timor -Leste, segundo o portal de economia.

O ADB está a ajudar o governo na preparação para a integração económica regional, com foco na sua disponibilidade para aderir à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) .

Segundo a Estratégia de Parceria ADB existente de 2011-2015, o ADB alinhou as suas atividades com o plano de desenvolvimento estratégico do governo, no sentido de expandir o portfólio do país e o conhecimento de trabalho.

Uma vez que Timor-Leste tornou-se um membro do AD, em 2002, já recebeu dois empréstimos do Capital Ordinário de Recursos, um no valor de 31.850 mil dólares e outro no valor de 40 milhões de dólares americanos.

O país também recebeu dois empréstimos de Fundo asiático, um de 9.15 milhões e outro de 10 milhões de dólares americanos.

Seis subsídios num total de 52.800 mil dólares de um Fundo de Confiança para Timor-Leste, cinco subsídios de um Fundo de Desenvolvimento asiático (ADF) no valor total de 85 milhões de dólares e 41 projetos de assistência técnica no valor de um pacote de 34,51 milhões dólares .

Quatro concessões ADF ($78 milhões) e sete projetos de TA (19,25 milhões dól. americanos) estão ativos, segundo a 4-traders.

SAPO TL com 4-trader
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana