terça-feira, 19 de novembro de 2013

Brasil diz que Cabo Verde pode ser parceiro para segurança do Atlântico Sul

 

A Semana (cv)
 
O ministro da Defesa do Brasil diz que Cabo Verde pode ser um grande parceiro e aliado para a segurança do Atlântico Sul. Celso Amorim fala das riquezas desse corredor de comércio entre a África, Europa e América Latina, mas vai dizendo que há muitas ameaças, pelo que temos de estar aptos para defender a região.
 
“O Brasil tem grande parte do seu petróleo que vem da África e tem grandes investimentos no continente. A pirataria, o tráfico de drogas e de seres humanos e o terrorismo são ameaças a que todos estamos sujeitos. Os países do Atlântico Sul têm de estar aptos para defender a região, caso contrário outros virão fazê-lo”, provoca Celso Amorim esta manhã à imprensa, dizendo que Cabo Verde pode ser um parceiro privilegiado do Brasil nesta grande missão de segurança.
 
E para que o nosso país esteja cada vez mais preparado para desempenhar esse papel, o Brasil vai formar e treinar a marinha nacional, mas também fazer com que as nossas Forças Armadas marquem presença nos exercícios em que o Brasil esteja envolvido no Golfo da Guiné. A missão naval brasileira vai ainda doar dois aviões a Cabo Verde. O projecto será enviado em breve ao Congresso daquele país para discussão.
 
O ministro da Defesa de Cabo Verde diz que a visita de Celso Amorim é um sinal claro da importância de Cabo Verde nesse corredor do Atlântico. Por isso, Jorge Tolentino enaltece a “parceria estratégica” com o gigante sul-americano, o país que tem a mais extensa costa marítima do Atlântico. Mais: Brasil, no último ano ganhou mais força no domínio da defesa.
 
Durante a visita de Celso Amorim ao nosso país, ficou ainda acordada uma cooperação científica ao nível da marinha, para melhor utilização e conservação dos recursos do mar. “O Brasil já está a ajudar no apoio técnico e científico”, informa Jorge Tolentino.
 
Leia mais em A Semana (cv)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana