terça-feira, 19 de novembro de 2013

Grécia, França e Croácia juntam-se a Portugal no apuramento para o Mundial2014

 


As seleções da Grécia, comandada por Fernando Santos, França e Croácia juntaram-se a Portugal no apuramento, por via do “play-off” da zona europeia, para o Mundial2014 de futebol, eliminando Roménia, Ucrânia e Islândia, respetivamente.
 
O técnico português Fernando Santos – que estará no Brasil juntamente com os seus compatriotas Paulo Bento e Carlos Queirós (Irão) – logrou conduzir os gregos à sua terceira presença em fases finais do Campeonato do Mundo.
 
Com dois golos de vantagem - 3-1 na primeira mão, em casa -, o combinado helénico “esmagou” as poucas expectativas dos romenos com um golo de Mitrouglou, avançado do Olympiacos, aos 23 minutos, enquanto a equipa anfitriã chegou ao empate graças a um autogolo de Torosidis (55).
 
A França, depois de uma derrota na Ucrânia, por 2-0, deu a volta à eliminatória a bateu a seleção de Leste por 3-0, com tentos de Mamadou Sakho (22), Karim Benzema (34) e um autogolo de Oleh Husyev (72), com o golo que garantiu a 14.ª presença gaulesa no maior palco do futebol internacional a ser marcado em vantagem numérica, após expulsão de Yevhen Khacheridi (47).
 
Os croatas, por sua vez, beneficiaram dos golos de Mario Mandzukic (23), avançado do Bayern de Munique (antes de ser expulso, aos 38), e de Darijo Sma, do Shakhtar Donetsk (47), após o nulo registado na primeira mão.
 
É a quarta presença da Croácia em fases finais do Mundial, onde regressam após falharem a qualificação para o último, em 2010, na África do Sul.
 
Portugal qualificou-se após uma grande exibição de Cristiano Ronaldo, que marcou os três golos da vitória na Suécia (3-2), em encontro da segunda mão do “play-off” europeu.
 
O “capitão” luso inaugurou o marcador, aos 50 minutos, e faturou ainda aos 77 e 79, os dois últimos depois de um “bis” de Zlatan Ibrahimovic, aos 68 e 72, dar a volta ao resultado e colocar os escandinavos a um tento do apuramento.
 
As quatro equipas hoje apuradas juntam-se às nove qualificadas diretamente após a fase de grupos: Alemanha, Espanha, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Holanda, Inglaterra, Itália, Rússia e Suíça.
 
AAB // NFO – Lusa – foto Mário Cruz
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana