terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Adverte Raul Castro de perigos para América Latina e o Caribe – CELAC, Cuba 2014

 


Havana, 28 jan (Prensa Latina) O presidente cubano, Raul Castro, afirmou hoje aqui que "os chamados centros de poder" persistem em controlar aos países de América Latina e o Caribe para se beneficiar de seus recursos.
 
Ao deixar inaugurada a II Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), o presidente temporário desse agrupamento disse que apesar dos progressos, continuam as ameaças à paz e a ingerência externa na região.

"Não podemos esquecer a longa história de intervenção nos assuntos internos, invasões militares e sangrentos golpes de Estado", advertiu.

Em seu discurso referiu-se ao sistema global de espionagem das comunicações implementado por Estados Unidos, do que foram branco chefes de Estado e Governo, organismos internacionais, partidos políticos, empresas e cidadãos da região, sublinhou.

Trata-se -enfatizou- de uma flagrante violação do direito internacional e a soberania dos Estados.

Agregou que o emprego encoberto e ilegal dos sistemas informáticos de outras nações para agredir a terceiros países poderia provocar conflitos internacionais.

O único caminho para prevenir e enfrentar estas inovadoras ameaças é a cooperação mancomunada entre os Estados para evitar que o ciberespaço se converta em teatro de operações militares, expressou Raúl Castro.

Ao respecto saudou a iniciativa brasileira de efetuar em São Paulo, em abril deste ano, a Reunião Multi-setorial Global sobre Gobernanza de Internet.

Igualmente, defendeu a proposta de Cuba de proclamar América Latina e o Caribe como uma zona de paz que desterre para sempre a guerra, a ameaça e o uso da força. A II Cúpula da Celac sesionará hoje e amanhã no recinto ferial Pabexpo, ao oeste desta capital. A cita conta com uma alta assistência de chefes de Estado e Governo do hemisfério.

Prensa Latina - cgm/acl/ool
 
Leia mais em Prensa Latina
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana