terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Líder das Forças Armadas guineenses ameaça responsabilizar quem perturbar eleições

 


O chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, general António Indjai, quer que o Governo garanta que as eleições gerais decorram a 16 de março e ameaçou hoje responsabilizar quem perturbar o processo.
 
"Nós (militares) estamos de acordo para que as eleições tenham lugar no dia 16 de março, sem falta. Quem tentar perturbar esta data será responsabilizado. Quero que o Governo faça tudo para que as eleições tenham lugar na data marcada", referiu o líder do golpe de Estado de 2012.
 
O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, falava numa cerimónia de receção de cumprimentos de ano novo por parte de elementos afetos aos serviços de imprensa militar.
 
As eleições serão as primeiras após o golpe de Estado de abril de 2012.
 
"Não pode haver mais perturbações neste país", referiu.
 
"Podemos aceitar que se altere muita coisa", menos a data das eleições, acrescentou.
 
As declarações surgem depois de os militares guineenses terem sido alvo de várias recomendações do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
 
Na última declaração sobre o país, emitida a 09 de dezembro, aquele órgão disse lamentar "severamente as repetidas interferências dos militares nos assuntos civis" e pediu "respeito" pela ordem constitucional e processo eleitoral, sem mais adiamentos.
 
Hoje foi António Indjai quem fez um apelo generalizado ao diálogo.
 
"Saibamos resolver os nossos problemas à volta de uma mesa. Deixemos as armas de lado", referiu.
 
Indjai prometeu ainda ser implacável e tratar pessoalmente de eventuais casos de tráfico de estupefacientes.
 
"Quero deixar aqui um aviso: Qualquer pessoa que eu apanhar a trazer droga para este país, vai se ver comigo", referiu.
 
As autoridades dos Estados Unidos da América (EUA) manifestaram no início de 2013 a intenção de deter António Indjai por alegado envolvimento em tráfico de drogas internacional.
 
O general refuta as acusações que surgiram depois de, a 4 de abril de 2013, uma brigada de combate ao tráfico de droga dos EUA ter capturado Bubo Na Tchuto, antigo chefe da marinha guineense, acusando-o de tráfico de estupefacientes.
 
LFO/MB // APN – Lusa – foto Musa Baldé
 

5 comentários:

Anónimo disse...

O SENHOR ANTONIO INDJAI VAI-SE RESPONSABILIZANDO-SE A SI MESMO.O CANDIDATO QUE SERA ELEITO NAS PROXIMAS ELEICOES NAO SEI SE PODERA MANDAR NOS NOSSOS MILITARES!VAMOS A VER PORQUE DESTA VEZ PROMETEU DEIXAR ARMAS AO LADO,PENSO QUE ELE NAO TEM MAIS MUNICOES POR CAUSA DO EMBARGO DAS NACOES UNIDAS CONTRA O PODER GOLPISTA NA GUINE.AQUELE QUE SERA ELEITO NAO VAI LUTANDO CONTRA A CORRUPCAO NI CONTRA O TRAFICO DE DROGAS SENAO ESTE NEM SEQUER FARA 24 HORAS NO PODER.EM TODO O CASO O FUTURO PRESIDENTE SERA COMANDADO POR ANTONIO INDJAI E O DABA NA WALNA.DEIXE-ME RIR UM POUCO O GENERAL PRESIDENTE PROMETEU DE LUTAR CONTRA O TRAFICO DE DROGAS!QUE PALHACADA NA GUINE? ASSIM VAI RECOLHENDO SOZINHO O PO BRANCO AH AH AH!!!...

Anónimo disse...

-que homem é este? Agora esta com pressa para que as eleicoes foram realizadas,compreendemos que isso nao passa de ser uma jogagada politica que posso dizer uma palhaçada,o general presidente quer eleicoes para que as sançoes da comunidade internacional foram levantadas assim para poder roubar o pais legalmente que LADRAO,que LADRAO!Este ditador nao tem nenhum conseilheiro.Que vergonha para o pais? Prometendo desta vez de deixar armas ao lado porque a CEDEAO lhe dirige ou entao nao tem mais muniçoes? Espero que tera uma viagem gratuita junto ao seu primo BUBO NAN TCHUTO na America

Anónimo disse...

-POIS O GENERAL PRESIDENTE SERA O UNICO A TRAFICAR DROGAS E MAIS NINGUEM AVISOU.

Anónimo disse...

-O GENERAL PRESIDENTE AGORA ESTA COM MEDO E NUNCA MAIS VIAJA COMO ANTES.VIAJAVA SUCESSIVAMENTE PARA OS PAISES DA NOSSA NOVA COLONIA(CEDEAO)MAS DEPOIS DA CAPTURA DO SEU IRMAO BUBO O GENERAL PRESIDENTE SENTE AMEACADO E NAO VIAJA MAIS. OS AMERICANOS AINDA ESTAO A PLANIFICAR UMA RATUEIRA COMO RAPTA-LO CHEGARA O DIA.NINGUEM ERA PROTEGIDO QUE O BEN LADEN. VIVA AMERICA

Anónimo disse...

Toda a gente tem que ir lavrar ao campo para que sejam roubados depois frutos dos seus trabalhos com a CEDEAO, sao boas palavras do general.Querem mandar que continuem.eleiçoes para que? Bem que sera ele quem vai mandar de novo.Nao sei o que os AMERICANOS estao a espera.

Mais lidas da semana