domingo, 6 de abril de 2014

Macau vacina gratuitamente jovens até 18 anos contra cancro do colo do útero




Macau, China, 06 abr (Lusa) -- A Administração de Macau está a vacinar, gratuitamente, as crianças e jovens do sexo feminino com idade inferior a 18 anos com a vacina do cancro do colo do útero, o qual provocou a morte a nove mulheres em 2013.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, os Serviços de Saúde de Macau explicam que perante o despacho do Chefe do Executivo de 2013 que inclui a vacina no lote do programa local de vacinação gratuita para mulheres até aos 18 anos, os mesmos serviços iniciaram a vacinação de alunas do sexto ano de escolaridade tendo já sido vacinadas 1.600 de um total de 1.800 alunas previstas.

Para todo o grupo de crianças e jovens que podem ser vacinadas, a administração deverá investir cerca de dez milhões de patacas (cerca de um milhão de euros), tendo em conta as despesas efetuadas com o primeiro grupo de quase duas mil alunas.

Às crianças e jovens serão administradas gratuitamente as três doses da vacina.

Os dados dos Serviços de Saúde indicam ainda que, em 2013, foram registados em Macau 31 casos de cancro do colo do útero, nove dos quais fatais.

O cancro do colo do útero ocupa entre o quarto e o sexto lugares dos tumores malignos mais comuns entre as mulheres de Macau e corresponde a uma percentagem de 3% a 7% dos cancros em doentes do sexo feminino.

JCS // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana