domingo, 6 de abril de 2014

PRIMEIRO-MINISTRO TIMORENSE INICIOU VISITA À CHINA




Pequim, 06 abr (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, chegou hoje a Pequim, primeira etapa de uma visita de uma semana à China que inclui a participação no Fórum Boao para a Ásia, com mais sete chefes de governo da região.

Alem do homólogo chinês, Li Keqiang, Xanana Gusmão vai encontrar-se com o presidente da Republica, secretário-geral do Partido Comunista, Xi Jinping, e o presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhang Dejiang, que são as três primeiras figuras da hierarquia chinesa.

O governante timorense viajará a seguir para a ilha de Hainan, no sul da China, onde decorre a conferência anual do Fórum Boao, de 08 a 10 de abril, e visitará depois as cidades de Fuzhou e Changsha, disse fonte diplomática à agência Lusa em Pequim.

No Fórum Boao para a Asia estarão também presentes os primeiros-ministros da Austrália, China, Coreia do Sul, Cazaquistão, Laos, Namíbia e Paquistão.

Proposto no final da década de 1990 por vários estadistas asiáticos, o Fórum Boao define-se como "uma organização não-governamental empenhada em promover e aprofundar o intercâmbio económico, coordenação e cooperação dentro de Ásia e entre a Ásia e outras partes do mundo".

AC/MSE // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana