domingo, 6 de abril de 2014

Portugal: SG do PCP diz que elitização do ensino faz lembrar tempos do fascismo




O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje que nos últimos três anos o Governo promoveu uma elitização do ensino que faz lembrar os tempos do fascismo e um mercado de mão de obra barata.

No encerramento do 10.º Congresso da JCP, na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa, Jerónimo de Sousa falou numa "brutal ofensiva" contra os jovens, que incitou a organizarem-se e defenderem as conquistas do 25 de Abril nas fileiras da juventude comunista.

Segundo o secretário-geral do PCP, o balanço dos últimos três anos de governação PSD/CDS-PP, com Portugal submetido a um programa de resgate, "é de uma violência brutal", e inclui "emigração forçada, milhares de estudantes afastados do ensino superior, alterações profundas nas escolas do ensino básico e secundário, com um exponencial crescimento das vertentes profissionalizantes do ensino, milhares de jovens empurrados para a desesperança".

De acordo com Jerónimo de Sousa, "o sistema de educação dual que está a ser imposto à juventude portuguesa em todos os níveis" tem conduzido "à elitização do acesso ao conhecimento".

"Trata-se de um sistema que, correspondendo às necessidades do sistema capitalista de mão de obra barata, tem vindo a ver aprofundada a clivagem entre o ensino geral e o profissional, um regresso a um passado longínquo a fazer lembrar os tempos do fascismo, dos liceus para os jovens da elite e as escolas técnicas para os filhos dos trabalhadores", acrescentou.

No seu discurso, Jerónimo de Sousa sustentou que a História deitou por terra a tese de que "a luta de classes tinha acabado" e deu razão aos que insistiram que "o socialismo continuava a ser a alternativa de fundo a um capitalismo cada vez mais explorador, agressivo, predador e opressor".

Dirigindo-se às centenas de jovens que enchiam a sala, declarou: "Somos o partido da juventude. Se alguém duvida do futuro deste partido, devia pôr os olhos neste Congresso".

Lusa, Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana