domingo, 6 de abril de 2014

Turquia - Eleições: Oposição pede recontagem dos votos por suspeita de fraude




A oposição da Turquia pediu hoje a anulação do resultado das eleições em Ancara, realizadas no passado fim de semana, alegando fraude eleitoral por parte do Partido da Justiça e Desenvolvimento, no poder.

O Centro Eleitoral de Ancara já rejeitou um pedido de recontagem dos votos pedido pelo Partido Republicano Popular (CHP) das eleições do passado domingo que deu a vitória na cidade de Ancara ao Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), liderado pelo primeiro-ministro turco.

O dirigente do CHP, Mansur Yavas, já disse entretanto que o resultado da votação registado em Ancara "é o mais duvidoso de toda a história do país".

"Temos o dever sagrado de proteger os votos de Ancara. Estamos aqui para derrotar aqueles que ensombram a nossa democracia", acrescentou o dirigente da oposição durante uma conferência de imprensa realizada hoje.

Yavas acrescentou que o partido está preparado para levar o assunto ao Tribunal Constitucional e mesmo ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, "se for necessário".

O partido no poder, o AKP, conseguiu a vitória a nível nacional, incluindo em Ancara e Istambul, nas eleições autárquicas que foram vistas como um sinal de apoio ao primeiro-ministro Racep Tayyip Erdogan.

Os partidos da oposição têm afirmado durante a semana que a votação ficou marcada por irregularidades, incluindo roubo de votos, cortes de energia elétrica durante a contagem dos boletins, além de divulgação falsa de resultados.

As eleições autárquicas de 30 de março foram as primeiras depois dos escândalos de corrupção que têm afetado o Governo de Erdogan desde dezembro e que atingem o círculo mais próximo do próprio primeiro-ministro.

De acordo com os resultados divulgados, as eleições em Ancara foram muito disputadas com o presidente da Câmara do AKP, no poder há 20 anos, a conseguir 44,79% dos votos, contra os 43,77% do candidato da oposição.

O presidente da câmara reeleito já rejeitou as acusações de irregularidades.

A nível nacional, os resultados foram contestados em 41 cidades e na maior parte dos casos em que se procedeu à recontagem dos votos o resultado final provou, de facto, irregularidades que obrigaram mesmo à mudança dos autarcas entretanto empossados.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana