domingo, 6 de abril de 2014

Cabul: “FRAUDES E IRREGULARIDADES” EM ELEIÇÕES NO AFEGANISTÃO




Os três candidatos considerados favoritos nas eleições presidenciais do Afeganistão apontaram hoje "problemas", "irregularidades" e "fraudes" na votação que decorreu no sábado, ao mesmo tempo que saudaram os eleitores por participarem.

Apesar das ameaças dos talibãs e dos receios de uma grande abstenção, as autoridades afegãs disseram que as eleições registaram "uma enorme participação".

"Foi um grande dia para a democracia no Afeganistão", afirmou hoje Zalmai Rassoul, um dos três favoritos, numa conferência de imprensa em Cabul.

"Mas, manifestamente houve problemas em determinados locais", acrescentou o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, considerado como o candidato do presidente cessante, Hamid Karzai.

"Estes problemas foram transmitidos à comissão que regista as queixas eleitorais e é dever desta dar resposta para que não haja votos falsos", afirmou, sem precisar a natureza dos "problemas".

"Um presidente eleito com fraudes não seria aceite", insistiu.

O seu adversário Ashraf Ghani, um antigo ministro das Finanças, afirmou no Twitter que "há relatos de fraudes graves em vários locais", adiantando que essas informações serão encaminhadas para a referida comissão.

Abdullah Abdullah, o terceiro candidato apontado como favorito, disse que as eleições foram "um grande sucesso", mas não esteve "livre de irregularidades".

Nas presidenciais de 2009, Abdullah foi o segundo mais votado e denunciou fraudes em massa no escrutínio.

Após a votação, a comunidade internacional saudou a mobilização dos eleitores e considerou que a participação é um sinal dos progressos alcançados no país após o afastamento dos talibãs do poder, em 2001.

Os resultados preliminares da primeira volta serão conhecidos a 24 de abril e uma possível segunda volta decorrerá a 28 de maio.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana