quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Angola: MINAS DA MORTE, SÉCA EM LUANDA… MAS VAI HAVER CERVEJA “SAGRES”

 


Acidentes com minas no centro de Angola já provocaram sete mortos e um ferido este ano
 
09 de Outubro de 2012, 17:14
 
Luanda, 09 Out (Lusa) - Os acidentes com minas deixadas no terreno pela guerra já provocaram este ano sete mortos e um ferido na província angolana do Bié, centro de Angola, informaram hoje as autoridades locais.
 
Os dados foram divulgados pelo vice-governador da província do Bié, Andrade Adolfo, durante a sessão de abertura de um seminário de capacitação sobre a "Ação Contra as Minas e Outros Explosivos".
 
Segundo o governante, desde janeiro foram registados seis acidentes, dos quais dois com minas anti-tanque e quatro com outros tipos de minas, que ocorreram no troço rodoviário Kuito-Kunhinga e num campo na comuna do Kunje, município do Kuito.
 
Andrade Adolfo disse que os restantes acidentes envolveram sobretudo crianças, que brincavam com os engenhos explosivos.
 
Os acidentes com minas em Angola, apesar da sua diminuição desde o fim da guerra em 2002, continuam a fazer vítimas. Angola chegou a ocupar lugares cimeiros na lista de países mais minados do mundo, resultado de mais de três décadas de conflito armado, com vários intervenientes das guerras colonial e civil.
 
Na semana passada, quatro pessoas morreram no município da Matala, província da Huíla, em consequência da explosão de uma mina anti-pessoal.
 
Em 2011, a deflagração de minas matou 34 pessoas e feriu 43 em Angola e nesse mesmo período foram detetadas, neutralizadas, removidas e destruídas cerca de 440.000 minas anti-pessoal e 24.000 minas anti-tanque, segundo dados da Comissão Executiva de Desminagem.
 
NME// JMR.
 
EPAL vai distribuir água de forma alternada para colmatar falta em Luanda há mais de duas semanas
 
09 de Outubro de 2012, 17:30
 
Luanda, 09 out (Lusa) - A Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL) informou hoje que o fornecimento de água passará a ser feito de forma alternada para colmatar a falta que a cidade regista há cerca de duas semanas.
 
Um comunicado da EPAL refere que em função das zonas de influência de cada centro de distribuição o fornecimento será feito no período entre as seis da manhã e o meio-dia, passando os hospitais e outras instituições a serem abastecidos por camiões cisternas.
 
O documento explica que as restrições são motivadas pelas fracas chuvas na região de Kapanda, que têm provocado o baixo nível do caudal do rio Kwanza e consequentemente os sucessivos cortes de energia, que se refletem na irrisória captação, produção e distribuição de água.
 
Segundo a EPAL, os cortes de energia registados nos dias 29 e 30 de setembro passado afetaram as estações de bombagem de Kasseque e de tratamento de água da região de Kikuxi, deixando sem água grande parte da cidade.
 
A EPAL salienta na sua nota que criou um grupo de trabalho para a gestão de questões pontuais e frisa que "esforços estão a ser feitos para o equilíbrio e melhoramento da quantidade e qualidade de água a distribuir".
 
NME // HB
 
Cerveja Sagres poderá ser produzida em Angola
 
09 de Outubro de 2012, 17:55
 
Luanda, 09 out (Lusa) - O diretor de vendas da cerveja portuguesa Sagres em Angola, Paulo Gomes, disse hoje em Luanda que está em estudo a possibilidade de este produto passar a ser produzido no país africano nos próximos tempos.
 
O anúncio foi feito por Paulo Gomes durante o lançamento em Angola da Sagres Mini em lata, com a mesma capacidade da garrafa Mini de 25 centilitros, produzida e enchida em Portugal.
 
Segundo Paulo Gomes, o estudo com esta intenção deverá ser publicado brevemente.
 
A cerveja Sagres, marca líder em Portugal, pretende continuar a reforçar a sua aposta no mercado angolano, refere um comunicado da cervejeira.
 
Produzida em Portugal, atualmente a Sagres tem uma quota de mercado de pelo menos sete por cento, prevendo um crescimento ainda para este ano de mais de dois pontos percentuais.
 
NME // HB
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Angola (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana