quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Doze garimpeiros morreram soterrados na província moçambicana de Manica

 

AYAC - PMA – VM - Lusa
 
Chimoio, Moçambique, 21 nov (Lusa) - Doze garimpeiros morreram soterrados em duas minas de ouro na província de Manica, centro de Moçambique, disseram hoje à Lusa a polícia e a Direção Provincial dos Recursos Minerais e Energia.
 
Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia em Manica, Bartolomeu Amone, oito garimpeiros perderam a vida, no distrito de Macossa, quando um túnel de uma mina de ouro desabou no domingo.
 
"No domingo, os oito garimpeiros exploravam ouro num túnel fundo, suportado por barras de estacas. Só que as estacas já estavam desgastadas e fragilizadas e cederam ao peso da terra, soterrando os mineiros", explicou à Lusa Bartolomeu Amone, porta-voz do comando provincial da polícia em Manica.
 
Por seu turno, Óscar Bato, técnico da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia de Manica, Óscar Bato, relatou à Lusa a morte de quatro garimpeiros num túnel no distrito de Gondola.
 
"Havia dois garimpeiros no túnel, quando a água os invadiu. Outros dois foram para socorrer, quando desabou a terra, matando os quatros garimpeiros", explicou Óscar Bato.
 
Hoje, a Justiça Ambiental, ONG moçambicana que se dedica a assuntos sobre o ambiente, referiu-se em comunicado à morte dos oito garimpeiros no distrito de Macossa, manifestando "profunda indignação", ao mesmo tempo que exorta as autoridades governamentais para uma maior ação de fiscalização.
 
"As autoridades moçambicanas perderam quase o controle do saque e delapidação de recursos mineiros e naturais existentes um pouco por todo o país, situação propiciada pela deficiente implementação de políticas e ações concretas e pela passividade do Estado contra práticas recorrentes de mineração artesanal, constituindo assim grandes incentivos para este tipo de situação", aponta a nota de imprensa enviada à Lusa.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana