sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Portugal: DESEMPREGO AUMENTA DESCONTROLADO, URGE DEMISSÃO DO GOVERNO

 


Taxa de desemprego vai ultrapassar os 17% em 2013 - UGT
 
JYMC (CSJ) MBA – Lusa, com foto
 
O secretário-geral da UGT classificou hoje o aumento do desemprego como “assustador” e avisou que a taxa vai ultrapassar os 17% no próximo ano, fruto da política da política de austeridade do Governo liderado por Pedro Passos Coelho.
 
O aumento de 16,2% para 16,3% entre setembro e outubro “não só é assustador como, pior, é um número que toda a gente sabe que é provisório”, sustentou João Proença, alertando que “nos próximos meses será maior” e que em 2013 “vai ser superior a 17%”.
 
O líder sindical defendeu em Figueiró dos Vinhos, concelho onde a UGT promove hoje uma conferência, que “a crise, a ultra-austeridade e medidas cegas de corte na despesa estão a fazer com que haja muito menos consumo, muito menos investimento”, pelo que “as empresas estão a fechar e o desemprego está a aumentar”.
 
João Proença frisou que” o aumento descontrolado de desempregados (…) é o principal problema do país, colocando em situações de grande dificuldade muitas famílias, agravando a pobreza e a exclusão”.
 
A receita para o secretário-geral da UGT passa por o Governo apostar em políticas de crescimento e emprego.
 
“Acreditar que a resolução dos problemas das finanças públicas só por si vai gerar crescimento e emprego, quanto a nós, é puro irrealismo que não nos conduz a nada”, criticou.
 
A taxa de desemprego em Portugal subiu para 16,3% em outubro, acima dos 16,2% de setembro, sendo a terceira mais alta entre os Estados-membros, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.
 
Em agosto, a taxa de desemprego em Portugal também já tinha atingido os 16,3%.
 
Na comparação com outubro do ano passado, a taxa de desemprego em Portugal subiu de 13,7% para 16,3%, um dos maiores crescimentos entre os Estados-membros, a par dos registados na Grécia (de 18,4% para 25,4%, valores referentes a agosto), em Chipre (de 9,2% para 12,9%) e em Espanha (de 22,7% para 26,2%).
 
Desemprego em 16,3 % torna urgente demissão do Governo – João Semedo (BE)
 
ACL – PGF - Lusa
 
O coordenador do BE João Semedo defendeu hoje que face ao número recorde de desemprego "a urgência do momento é a demissão do Governo", porque em 2013 o número de portugueses sem trabalho continuará a crescer.
 
"A urgência do momento é a demissão do Governo, porque se em 2012 foi assim, em 2013 o país vai ficar muito pior, com uma economia muito mais colapsada, com uma economia em agonia e o desemprego não deixará de crescer", disse João Semedo aos jornalistas, à margem de uma conferência, em Lisboa.
 
"É por isso que nós insistimos que está na hora deste Governo se ir embora", reiterou.
 
A taxa de desemprego em Portugal subiu para 16,3 % em outubro, acima dos 16,2% de setembro, sendo a terceira mais alta entre a União Europeia (UE), a seguir à espanhola e à grega, segundo dados revelados hoje pelo Eurostat, o gabinete de estatística da UE.
 
João Semedo argumentou que o desemprego é "a consequência mais dramática da política de austeridade e de recessão económica que a ´troika' e o Governo têm conduzido no último ano e meio".
 
"O que é grave é que o aumento do desemprego não faz parar essa política, não faz parar o Governo", afirmou, considerando o desemprego "o maior flagelo da situação portuguesa".
 
"No último ano, em cada mês, 12 mil portugueses e portuguesas caíram no desemprego. Não há nenhuma perspetiva de crescimento económico, não há novos empregos para mais de um milhão de desempregados", declarou.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana