quarta-feira, 30 de julho de 2014

Chui Sai On sozinho na corrida a um segundo mandato como líder do Governo de Macau




Macau, China, 29 jul (Lusa) - O chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On, vai concorrer sozinho a um segundo mandato como líder do Governo depois da Comissão Eleitoral não ter recebido nenhuma outra candidatura válida, foi anunciado.

Apesar da Comissão Eleitoral revelar apenas na quinta-feira os candidatos admitidos a sufrágio, disse hoje em comunicado que Chui Sai On entregou a sua candidatura com 331 proponentes membros do colégio eleitoral que escolhe o líder do Governo, enquanto um outro residente, Lei Kuong Un, apresentou a sua "candidatura" com 110 nomes, mas nenhum deles elemento do colégio eleitoral.

Um candidato a chefe do Governo de Macau tem de ser proposto por um mínimo de 66 dos 400 elementos do colégio eleitoral.

Este órgão escolhe depois no dia 31 de agosto quem será o 'quarto' chefe do Governo de Macau, que tomará posse a 20 de dezembro.

Desde o início do processo de candidaturas, que hoje terminou, a Comissão dos Assuntos Eleitorais emitiu 396 boletins de candidatura, mas apenas dois acabaram entregues.

Numa nota enviada à imprensa, a Comissão Eleitoral revelou também que a 16 de agosto, durante três horas, o candidato a chefe do Governo terá de apresentar o seu programa político aos 400 elementos do colégio eleitoral, seguindo-se uma sessão de debate com os presentes.

Há cinco anos, quando se candidatou pela primeira vez a líder do Governo, Chui Sai On também concorreu sozinho.

O seu antecessor, Edmund Ho, que cumpriu igualmente dois mandatos à frente do Governo - nos primeiros 10 anos depois da transição de poderes de Portugal para a China, que aconteceu a 20 de dezembro de 1999 - apenas teve oposição na primeira eleição.

Macau é uma Região Administrativa Especial da China com autonomia administrativa, legislativa e judicial.

JCS // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana