domingo, 14 de outubro de 2012

Portugal: Necessário consenso alargado para renegociar empréstimo, frisa Sampaio

 

 
Em entrevista à SIC Notícias, Jorge Sampaio defendeu que a «austeridade rebenta com o país» e aplaudiu a mensagem de Cavaco Silva no Facebook.
 
O ex-Presidente Jorge Sampaio entende que é necessário um consenso alargado em Portugal para conseguir renegociar as condições do empréstimo com a troika.
 
Em entrevista à SIC Notícias, este antigo Presidente da República explicou que «já toda a gente percebeu que a austeridade rebenta com o país, com os portugueses e a sua esperança, com os direitos e até com a própria democracia».
 
Sampaio, que referiu o perigo de uma «explosão social incontrolável», lembrou que a «continuar assim» é natural que o Governo acabe por cair, muito embora admita que «há maneira de tentar dizer 'meus senhores, ordem nisto'».
 
«Desde que se abra um trabalho com os parceiros sociais, com os vários atores sociais, com os jovens que andam por aí e com o partido principal da oposição, uma vez que infelizmente o Bloco de Esquerda e o PCP estão fora deste esquema», adiantou.
 
Este antigo chefe de Estado aproveitou ainda para aplaudir a mensagem escrita por Cavaco Silva no Facebook, onde o atual Presidente da República disse não ser correto exigir o cumprimento do défice a todo o custo.
 
«Esta é uma frase absolutamente crucial», afirmou Sampaio, que deixou a «sugestão amigável» a Cavaco Silva de este «partir para falar com os seus colegas europeus, porque tem força e capacidade de conhecer bem estes mecanismos».
 
Jorge Sampaio disse mesmo que esta atitude deveria ser seguida por «outras pessoas» para que não sem diga «lá está o Seguro a caminho do [Palácio do] Eliseu [onde está a presidência francesa] como se fosse uma coisa desprezível».
 
«Devíamos estar todos no Eliseu, em Berlim, na Finlândia e naturalmente em Espanha, em Roma e até em Atenas. Quando há sinais dos credores que fazem exame de consciência e dizem 'isto não pode ser' temos de os saber ouvir e fazer força», concluiu.
 
Leia mais sobre Portugal (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana