sexta-feira, 12 de abril de 2013

Corrupção e Transparência: Parlamento Europeu não avança com inquérito ao “Dalligate”




Mediapart - Presseurop

Depois de ter abalado a Comissão Europeia, o “Dalligate” poderá terminar sem que a verdade seja conhecida. Com efeito, o Parlamento Europeu recusou-se a criar uma comissão de inquérito ao caso da demissão do comissário da Saúde, John Dalli, suspeito de conflito de interesses, no passado mês de outubro, revela o Mediapart.

A decisão de não criar uma comissão de inquérito — que serviria igualmente para revelar as más práticas institucionais em matéria de pressão — foi tomada no dia 11 de abril pelos principais grupos do Parlamento Europeu: PPE (direita), Socialistas e Democratas e Liberais. 

Esta decisão mereceu a incompreensão de inúmeros eurodeputados, nomeadamente dos Verdes, que estiveram na origem da proposta. Alguns suspeitam que a Comissão Europeia (que se recusa a publicar o relatório do Gabinete Antifraude da UE, Olaf, sobre a matéria) e o Parlamento Europeu pretendem “enterrar o assunto”. Segundo o Mediapart, o PPE tudo fará para defender o seu herói, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, ao passo que os Socialistas apoiariam, a todo o custo, Giovanni Kessler, o muito contestado presidente do Olaf, ex-deputado italiano e membro do Partido Democrata (centro-esquerda). 

Os dois maiores partidos teriam assim o mesmo objetivo: fazer esquecer o escândalo e mudar de assunto. [...] Neste compasso de espera, o chumbo desta “comissão especial” arrisca-se a surpreender toda a gente, visto que o caso, ao fim de seis meses, não para de se adensar, e a defesa de uns e de outros, de se fragilizar e entrar em contradição.
  
Relacionados
Presseurop
De Morgen
La Tribune Paris
Presseurop
The Times of Malta, Frankfurter Allgemeine Zeitung, The Malta Independent
Presseurop
The Times of Malta, Les Echos
Presseurop
Frankfurter Allgemeine Zeitung
Der Spiegel Hamburgo

Sem comentários:

Mais lidas da semana