sexta-feira, 12 de abril de 2013

S. Tomé e Príncipe: ANGOLANOS SEM VISTOS, PR EM ANGOLA, AVIÃO CAIU NO MAR




Governo suspende visto de entrada por 15 dias para angolanos

11 de Abril de 2013, 10:40

São Tomé 11 Abr. (Lusa) - O Governo são-tomense, através de uma resolução do conselho de ministros, decidiu "isentar de visto de entrada e permanência os cidadãos angolanos no território nacional por um período de 15 dias".

A resolução do conselho de ministro, divulgada hoje à imprensa, orienta os "serviços competentes" no sentido de "observarem esta decisão".

O presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, questionado hoje, à partida para Luanda, sobre se vai propor uma reciprocidade às autoridades angolanas desta decisão do Governo são-tomense, limitou-se a afirmar que se trata de uma "decisão correta, que serve para facilitar a deslocação de angolanos que vêm a São Tomé e Príncipe".

"Ela vai permitir que os angolanos não tenham problemas de vistos e vai dinamizar ainda mais a cooperação entre os nossos dois países através dos agentes económicos", adiantou.

MYB // MLL

PR de São Tomé e Príncipe de visita a Luanda adia por um dia regresso ao país

12 de Abril de 2013, 09:53

Luanda, 12 abr (Lusa) - O Presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, que tinha previsto para hoje o regresso ao seu país, permanece mais um dia em Angola, disse hoje à Lusa fonte oficial.

As razões do adiamento da viagem não foram divulgadas à imprensa, mas fonte da embaixada de São Tomé em Príncipe em Angola disse à Lusa que Manuel Pinto da Costa tem o dia de hoje reservado a encontros privados.

O Presidente são-tomense, que chegou na quinta-feira a Luanda para uma visita de 24 horas, que visou o reforço da cooperação entre os dois países, manteve conversações com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos.

Após o encontro com o Presidente angolano, Manuel Pinto da Costa realizou uma visita à Zona Económica Especial de Luanda, localizada em Viana, onde percorreu seis das 22 unidades industriais que já se encontram em funcionamento.

Segundo Manuel Pinto da Costa, "Angola está a dar passos para a sair da condição de país produtor de matérias-primas e passar a exportador de produtos acabados".

"A impressão é positiva", referiu o Presidente são-tomense, que visitou fábricas de produção de PVC (tubos plásticos), colchões, ferragens, telhas metálicas, tintas e vernizes e material elétrico.

O chefe de Estado são-tomense esteve acompanhado na sua visita a Angola da ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Natália Umbelina, e de membros da presidência daquele arquipélago.

As relações diplomáticas entre Angola e São Tomé e Príncipe datam de fevereiro de 1978, tendo um ano depois sido assinado um Acordo Geral de Cooperação.

NME // VM

Aeronave desaparecida pode ter caído no mar de São Tomé

10 de Abril de 2013, 19:01

São Tomé 10 Abr. (Lusa) - Uma aeronave que desapareceu quando se preparava para aterrar em São Tomé e Príncipe terá caído no mar de São Tomé no domingo passado, disse hoje a Lusa uma fonte da aviação civil são-tomense.

"O aparelho está dado como desaparecido desde domingo, mas ele terá provavelmente caído nas nossas águas a cerca de nove milhas da costa", confirmou a fonte.

O aparelho, um B 1900 de matrícula ZCPHL com um único ocupante de nacionalidade norte americana, partiu da Namíbia com destino a Acra, capital do Gana e devia fazer uma escala no aeroporto internacional para reabastecer.

"A aeronave já sobrevoava o espaço aéreo são-tomense a uma distância de pelo menos nove milhas e estavam criadas todas as condições para a aterragem por volta das 16 horas (menos uma hora em Lisboa), mas de repente perdemos o contacto com o aparelho", disse a fonte, que atribui o sucedido ao "forte temporal que se fez sentir este domingo" e que "pode ter complicado a navegação".

A notícia só hoje foi revelada porque, de acordo com informações dos serviços de controlo de tráfego aéreo de São Tomé e Príncipe, foram feitas diligências junto de vários países vizinhos que confirmaram na ter conhecimento da aterragem da referida aeronave.

Decorre desde domingo uma operação de busca e salvamento.

"Continuamos a fazer buscas, há uma equipa a fazer esse trabalho mas não tem os qualquer pista até a presente data", sublinhou.

Fonte da embaixada norte americana na capital são-tomense confirmou também a Lusa dispor de informações que dão conta de que o piloto do aparelho é de facto de nacionalidade norte americana, mas não avança detalhes.

MYB // APN

Sem comentários:

Mais lidas da semana