sexta-feira, 12 de abril de 2013

GRANDES DECISÕES NA UE SÓ DEPOIS DE ELEIÇÕES NA ALEMANHA - Luís Amado




MDR – MLL - Lusa - foto Josá Goulão

O ex-ministro português Luís Amado afirmou hoje que “as grandes decisões” necessárias à Europa só vão ser tomadas após as eleições na Alemanha, em setembro, e que é “pertinente” questionar se “a pressão social” aguenta até lá.

Amado falava à imprensa à margem da conferência “Portugal na Balança da Europa e do Mundo”, a decorrer em Lisboa, na qual falou do “problema gravíssimo” que a Europa enfrenta desde que as divergências económicas decorrentes da crise criaram uma “disfunção política” entre os 27.

“As grandes decisões que serão necessárias para estabilizar definitivamente este processo de reorganização do processo de integração da Europa, de facto, só ocorrerão quando o Governo alemão estiver relegitimado por novas eleições”, disse o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.

Para Luís Amado, tendo em conta que essas eleições só se realizam em setembro, “é pertinente” questionar se “a pressão social que hoje se sente nas democracias, em países com programas de ajustamento tão duros e tão austeros do ponto de vista social, como é o caso português, aguentam muito mais tempo”.

Mas, considerou, a situação é sustentável “desde que haja boa capacidade política” para transmitir às populações “confiança” na resolução dos problemas do país.

O ex-ministro rejeitou, por outro lado, que haja falta de solidariedade na União Europeia, afirmando que “tem havido gestos de solidariedade”, como a decisão tomada hoje pelos ministros das Finanças da zona euro de alargar em sete anos o prazo para Portugal e a Irlanda pagarem os empréstimos concedidos ao abrigo dos programas de ajustamento.

Segundo Luís Amado, a solidariedade devia, no entanto, ir mais longe, “designadamente sob a forma de uma intervenção mais efetiva das instituições europeias” no apoio a países como Portugal e a Grécia, que “têm que fazer o ajustamento todo por conta da política fiscal e da política orçamental”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana