domingo, 10 de novembro de 2013

AUSTRÁLIA RECOLHEU EMBARCAÇÃO COM 50 ILEGAIS PARA A SUA COSTA

 


Sydney, Austrália, 09 nov (Lusa) -- A Austrália que quinta-feira auxiliou uma embarcação com mais de 50 ilegais que procuravam abrigo no país decidiu escoltar o barco até à sua costa depois de um conflito com a Indonésia sobre quem deveria assumir a responsabilidade dos refugiados.
 
Scott Morrison, ministro australiano dos assuntos de migração autorizou que os refugiados fossem transferidos para a ilha de Natal para receberem assistência médica, antes de seguirem para a ilha de Manus ou Nauru onde podem apresentar o pedido de asilo na Austrália, revelou o canal ABC.
 
A Austrália, segundo o ministro, pediu à Indonésia que assumisse o controlo do barco, mas as autoridades daquele país estão a analisar o pedido.
 
Na sexta-feira Djoko Suyanto, ministro titular das pastas de Assuntos de Segurança, Políticos e legais tinha dito que a Indonésia não iria aceitar mais assumir a responsabilidade de embarcações com refugiados que procuram chegar à Austrália como aconteceu nas últimas três vezes.
 
Os refugiados foram resgatados na quinta-feira a 111 quilómetros da costa da ilha indonésia de Java por uma embarcação australiana, mas em vez de conduzir os passageiros para a sua costa, tentou encaminhá-los para a Indonésia, que recusou.
 
JCS // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana