domingo, 10 de novembro de 2013

Empresa pública indonésia vai construir aeroporto na costa sul de Timor-Leste

 


Díli, 08 nov (Lusa) - O Governo de Timor-Leste anunciou hoje, em comunicado, que decidiu atribuir o contrato de construção do aeroporto do Suai, na costa sul do país, à empresa pública indonésia Waskita Karya.
 
"Após uma análise dos resultados dos concursos para projetos relativos à costa sul (Tasi Mane), apresentados pela Comissão Nacional de Aprovisionamento (CNA), o Conselho de Ministros aprovou a recomendação da CNA, de atribuir o contrato de construção do Aeroporto do Suai à empresa PT. Waskita Karya", refere o documento, relativo à reunião de Conselho de Ministros de terça-feira.
 
A empresa pública indonésia, estabelecida em 1961, é responsável no seu país pela construção de uma série de infraestruturas, nomeadamente pontes, autoestradas, estradas, portos, aeroportos e fábricas.
 
No documento, o Governo refere também que foram pré-qualificadas cinco empresas para o 'design' e construção da base de apoio logístico do Suai.
 
"As empresas selecionadas são a Essar Projects (India) Ltd, Afcons Infrastructure Ltd., o consórcio HDEC-HEC-AMCO, o consórcio BAM International-Van Oord Dredging-Marine Contractor-Wijaya Karya e o consórcio Construtora San Jose S.A.-Tecnicas Reunidas S.A.", refere o documento.
 
O projeto Tasi Mane tem como principal objetivo desenvolver a costa sul de Timor-Leste e fornecer dividendos económicos diretos através de atividades relacionadas com a indústria petrolífera.
 
O Tasi Mane, projeto liderado pela empresa petrolífera timorense Timor Gap, prevê a construção de polos industriais na costa sul e inclui a plataforma de abastecimento do Suai, o agrupamento da refinaria e indústria petroquímica de Betano e o agrupamento da instalação de GPL (através do gasoduto que as autoridades pretendem ver construído a partir do Greater Sunrise) de Beaço.
 
Na costa sul, vai ser também construída uma autoestrada, a primeira do país, a ligar as três localidades, para apoiar o negócio da indústria petrolífera.
 
MSE // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana