domingo, 10 de novembro de 2013

COMITÉ CENTRAL DO PARTIDO COMUNISTA CHINÊS REUNIDO EM PEQUIM

 


Pequim, 09 nov (Lusa) -- O plenário do Partido Comunista chinês começou hoje em Pequim onde se espera que ao longo dos quatro dias da reunião sejam anunciadas profundas reformas, nomeadamente no setor da economia.
 
De acordo com um despacho da agência oficial chinesa, a Xinhua, a reunião anual está centrada na análise profunda de temas em torno das reformas necessárias à China.
 
Durante os quatro dias de trabalhos, os 370 membros do Comité Central, entre efetivos e suplentes, estão reunidos sob a presidência do secretário-geral de Presidente Xi Jinping num debate da reforma do sistema que segundo a imprensa oficial irá terminar com "mudanças sem precedentes" e "surpresas".
 
Dentro e fora do plenário existe a consciência da necessidade de reformas no regime num contexto de crescente "abismo" entre os altos e baixos vencimentos, enormes problemas ambientais e vários casos de corrupção.
 
O recente ataque na praça de Tiananmen, em Pequim, e numa sede provincial do partido, revelam algum mal-estar social.
 
A reunião decorre á porta fechada e as autoridades chinesas não permitiram qualquer acreditação para a imprensa estrangeira no país.
 
Uma proposta apresentada pelo Conselho de Estado e que circulou nos últimos dias prevê a introdução de medidas como a internacionalização do yuan em dez anos ou a liberalização da taxa de juro em três anos.
 
JCS // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana