domingo, 10 de novembro de 2013

PM australiano diz que relações com Indonésia são "edificantes" apesar da tensão

 


Sydney, Austrália, 08 nov (Lusa) -- O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, garantiu hoje que as relações com a Indonésia são "edificantes" apesar da tensão surgida por alegados atos de espionagem da Austrália nas comunicações indonésias através da embaixada do país em Jacarta.
 
"As pessoas na Indonésia são realistas como o são na Austrália. Todos os Governos recolhem informações de várias fontes", disse Tony Abbott à imprensa.
 
O primeiro-ministro assegurou ainda que os funcionários do país atuaram dentro da lei, mas escusou-se a fornecer mais detalhes em matéria de segurança ou informações, reportou a agência Australiana de Imprensa.
 
Na semana passada, o Governo de Jacarta chamou para consultas o embaixador australiano no país depois de notícias em meios de comunicação australianos darem conta que o país utiliza as embaixadas noutros países para recolher informação extraoficial.
 
A Indonésia abriu também a possibilidade de rever unilateralmente a cooperação com a Austrália em assuntos como o tráfico humano e terrorismo.
 
Os comentários de Tony Abbott surgem no meio de um diferendo entre a Austrália e a Indonésia sobre o destino a dar a um barco com aspirantes a asilo que se dirigia à Austrália, mas foi recolhido na costa Indonésia.
 
JCS // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana