sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MOÇAMBIQUE E O VIETNAME APOSTAM NO REFORÇO DA COOPERAÇÃO





"Dentre vários aspectos, na agricultura, serão realizados programas de formação de recursos humanos de Moçambique."

O embaixador do Vietname em Maputo, Dang Glang, disse ontem que, nos próximos anos, o seu país tenciona reforçar a cooperação com Moçambique no ramo empresarial, bem como nas áreas da agricultura, educação, saúde, defesa e segurança.

Falando ontem à AIM, à margem da segunda sessão da Missão de Cooperação Moçambique/Vietname, que decorre desde quarta-feira em Maputo, Dang Glang disse que, dentre vários aspectos, na agricultura, serão realizados programas de formação de recursos humanos de Moçambique.

“Podemos receber estudantes e quadros da agricultura para frequentar cursos de curta duração nas academias do Vietname ou em províncias com alto potencial da agricultura”, disse o diplomata, ressaltando que a cooperação entre os dois países nessa área constitui uma prioridade.

Segundo Dang Glang, as duas partes também acordaram promover a cooperação empresarial. Sobre essa área, e fazendo um balanço sobre a cooperação dos dois países nos últimos dois anos, Glang apontou como um exemplo notável a selecção da empresa de capitais vietnamitas Movitel para ser a terceira operadora de telefonia móvel em Moçambique.

Igualmente, o diplomata referiu-se à recente assinatura de uma minuta de cooperação entre o Grupo Industrial de Borracha (do Vietname) e o Ministério da Agricultura (MINAG), para dinamizar diversas áreas da agricultura, incluindo o cultivo e processamento da castanha de caju.

**Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana