sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Portugal: Basílio Horta defende abstenção do PS no Orçamento e crítica Cavaco




TSF - Ontem às 23:41

Basílio Horta, em declarações à TSF, critica de forma contundente Cavaco e defende que o PS devia anunciar a abstenção no Orçamento, mesmo antes de conhecer o conteúdo do mesmo.

A crítica de Basílio Horta a Cavaco Silva é dura: «o Presidente da República devia ser independente e não é».

Cavaco Silva «sabe muitíssimo bem que há uma crise internacional profunda» e «não pode continuar a dizer que a crise era interna e que alertou». «Se ele alertou ouviu-se mal, porque devia ter alertado o seu próprio governo, o seu segundo governo, onde tudo começou», acrescentou.

Foi Cavaco Silva que abandonou a agricultura e as pescas e foi com ele que começou a aumentar a dívida do Estado, apontou o fundador do CDS e agora deputado independente eleito pelo PS.

«O Presidente da República, em conjunto com o PSD - nem tanto com o primeiro-ministro -, está a tomar posições que põem o PS numa situação muito difícil», considerou.

Difícil vai ser também a posição do PS na votação do Orçamento do Estado para o próximo ano. Basílio põe dois pesos nos pratos da balança: por um lado, o Partido Socialista tem que mostrar que é alternativa e, por isso, não deve votar a favor; por outro lado, tem que ter sentido de Estado e isso torna difícil o voto contra.

«Não me repugna neste momento que o PS - sem ver o Orçamento - tome uma posição de abstenção», disse. Ou seja, para ex-presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que também já foi candidato a Belém numa corrida contra Mário Soares, mais vale nem ver o Orçamento e tomar uma posição rapidamente.


Sem comentários:

Mais lidas da semana