segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Síria: Regime está a usar bombas de fragmentação contra civis, diz HRW

 

Joana Azevedo Viana – i online
 
Turquia interdita espaço aéreo a todos os voos sírios. Enviado para a paz vai tentar convencer Irão a enviar três mil tropas de paz para a Síria
 
O governo sírio está a usar bombas de fragmentação produzidas na antiga União Soviética contra algumas áreas populadas do país nos esforços para reduzir os bastiões rebeldes que há 19 meses lutam nas ruas pela saída de Bashar al-Assad.
 
A informação foi avançada ao final do dia de ontem pelo “The Guardian”, que cita descobertas pela Human Rights Watch (HRW) ao visionar alguns dos vídeos dos ataques que têm sido divulgados na internet. Segundo a ONG, as províncias de Idlib, Homs, Aleppo e Latakia e os arredores de Damasco, a capital, já foram alvos destas bombas, informação entretanto confirmada pelos relatos de testemunhas destes ataques.
 
A notícia surgiu hores dpeois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia ter anunciado a interdição total do seu espaço aéreo a todos os voos oriundos da Síria, depois de um avião sírio que alegadamente transportava armamento da Rússia ter sido interceptado.
 
A proibição foi anunciada no sábado à noite e comunicada de imediato ao país vizinho, mas só ontem foi tornada pública e, segundo o Ministério, aplica-se a voos civis uma vez que os voos militares já não podiam passar no seu espaço aéreo.
 
“A proibição é imposta pelo comportamento abusivo da Síria” em relação aos seus voos civis, através dos quais “está a transportar equipamento militar”, disse o ministro turco dos Negócios Estrangeiros ontem.
 
A tomada de posição segue-se à intercepção de um jacto civil sírio na quarta-feira por aviões de guerra turcos que o forçaram a aterrar em Ancara. Segundo as autoridades, foram confiscadas “munições” que estavam a caminho do Ministério de Defesa da Síria – acusação que Damasco desmentiu na quinta-feira.
 
Em reacção à proibição, o governo sírio de Bashar al-Assad anunciou a meio da tarde (hora de Lisboa) que também interdita, com efeito imediato, todo o seu espaço aéreo a voos civis e militares da Turquia.
 
O fim-de-semana marcou assim um aumentar das tensões entre os dois países, em tempos aliados mas hoje inimigos, com a Turquia a temer que a guerra civil interna que a Síria atravessa se torne num conflito regional de grandes proporções.
 
A hipótese parece ser cada vez mais possível, sobretudo depois de um bombardeamento sírio ter atingido território turco há duas semanas, matando cinco civis. Perante esse incidente, o parlamento turco aprovou a 4 de Outubro uma moção que autoriza o governo de Recep Tayyip Erdogan a enviar tropas para a Síria se necessário.
 
Este tipo de incidentes têm, segundo fonte do MNE turco, sido quase diários há mais de um mês ao longo dos quase 900 quilómetros de fronteira entre os dois países, o que tem levado as forças turcas a responder com disparos.
 
Com a deterioração da situação, o enviado da Liga Árabe da ONU para a Síria, Lakhdar Brahimi, aterrou ontem na capital do Irão – o último grande aliado de Al-Assad na zona. O porta-voz de Brahimi não quis comentar a alegada recomendação que será feita já hoje a Teerão para que envie três mil tropas de paz para a Síria.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana