quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Portugal – Desemprego: ERRO MONUMENTAL NAS PREVISÕES




Bruno Faria Lopes – Jornal i

Desemprego sobe para 16,9% no final de 2012 e ritmo continua a surpreender os economistas. Governo prepara novas previsões. Taxa superará 17% este ano

Portugal terminou 2012 com 923 mil pessoas oficialmente desempregadas, um novo recorde de 16,9% da população activa, mostram os dados ontem publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O ritmo de agravamento no último trimestre do ano passado surpreendeu de novo economistas e governo, elevando a taxa média anual para 15,7% – equivalente a mais 126 mil desempregados do que previsto inicialmente pelo governo. Economistas prevêem agora uma taxa superior a 17% este ano e o governo prepara uma nova revisão das previsões, a apresentar após o sétimo exame regular da troika, em Março, como já noticiou o i.

“Os números são preocupantes, estão razoavelmente em linha com as previsões do governo”, afirmou o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ontem à margem de uma conferência em Lisboa. Passos Coelho referia-se, no entanto, à segunda previsão do governo, de 15,5% – em Outubro de 2011 o governo previa 13,4% de taxa média de desemprego, valor que reviu em Outubro do ano passado, na apresentação da proposta de Orçamento do Estado. A diferença entre a primeira previsão e a realidade vale 126 mil desempregados, segundo os dados de população activa divulgados pelo INE. Mesmo em relação à previsão mais recente, o desvio para 15,7% vale mais 10,7 mil desempregados.

O ritmo de destruição de emprego continua a bater as estimativas de quem faz previsões, ilustrando a dificuldade em medir com alguma fiabilidade as consequências no mercado de trabalho de um ajustamento interno sem precedentes na economia portuguesa.

“Pelos dados disponíveis já estávamos à espera de um agravamento, mas ficámos surpreendidos com a dimensão”, admite Paula Carvalho, economista do Banco BPI. A taxa de desemprego nos últimos três meses de 2012 subiu 1,1 pontos face ao trimestre anterior, o segundo ritmo mais alto desde o início do programa da troika, em meados de 2011. Os factores sazonais (fortes no Algarve do turismo, por exemplo, a região do país com maior desemprego no final do ano) não chegam para explicar a dimensão do aumento, aponta Paula Carvalho.

Perante os números mais altos no fim de 2012, combinado com o risco que paira sobre o ritmo projectado para as exportações, o governo começou ontem a abrir caminho para uma nova revisão das previsões económicas (contracção de 1% e taxa média de desemprego de 16,4%). Conforme o i já tinha noticiado, a revisão será feita após a próxima avaliação regular da troika, marcada para o final deste mês.

A expectativa em São Bento é que a diminuição do ritmo da recessão e a eventual estabilização da economia estanquem a subida do desemprego. Os economistas que seguem o mercado de trabalho admitem que o agravamento será menos pronunciado que no ano passado – devido à contracção menor da procura interna –, mas tendo em conta os dados ontem publicados ajustaram as previsões em alta, ou seja, o desemprego vai continuar a subir.

Paula Carvalho aponta um valor médio anual de 17%, com probabilidade elevada de ser pior (e que não conta com os despedimentos em massa anunciados no Estado – ver caixa ao lado). Rui Bernardes Serra, economista-chefe do Montepio Geral, citado pela edição online do “Jornal de Negócios”, aponta um intervalo entre 17% e 17,5%, com o pico a acontecer no final do ano.

Certo é que o processo de recuperação será longo – e que a situação no mercado de trabalho pode piorar ainda muito antes de melhorar. Uma análise recente de Francesco Franco, o investigador de referência em Portugal sobre a desvalorização interna via corte da taxa social única e professor da Universidade Nova de Lisboa, publicou uma análise no mês passado em que antevê uma subida do desemprego de cerca de quatro a seis pontos face ao valor registado no último trimestre de 2011, para uma taxa de desemprego entre 18% e 20% ao longo do período 2012-2016. Franco avisa que pode não ser exactamente assim – a projecção assenta no pressuposto de manutenção de políticas e ausência de novos choques –, mas escreve que a análise serve de “orientação para o desenho de políticas destinadas a rebalancear o ajustamento externo”.

Além de custo social e individual do desemprego – uma das ocorrências que mais stresse causam nas pessoas –, a taxa actual representa perdas significativas de capital humano para a economia, seja na desactualização das pessoas seja na emigração em massa dos mais qualificados. O desemprego é também uma força poderosa de pressão para baixar salários. No plano político, o agravamento mais rápido que o esperado surge numa altura delicada, em que o governo prepara cortes permanentes de despesa de 4 mil milhões de euros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana