quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A GREVE JÁ NÃO É UMA ARMA DOS SINDICATOS



TSF - Última actualização ontem às 13:12

O director do mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais do ISCTE disse a greve está a ser usada por governos e patrões como «arma» de desgaste dos sindicatos face à opinião pública.

Por isso, Alan Stoleroff considerou, a greve apresenta nos dias que correm alguns entraves que deveriam ser pensados pelos sindicalistas, como o facto de vários trabalhadores não fazerem greve para «não sacrificar um dia de salário».

Este professor do ISCTE entende que os sindicatos devem inventar formas inovadoras e eficazes de luta e mobilização para levar os poderes a ceder.

«A greve é só uma forma de luta», vincou, lembrando que os «desempregados não podem fazer greve». «Mas os sindicatos podem ter um apoio muito forte nos desempregados para a mobilização social», defendeu.

«Inovação também seria poder mobilizar as centenas de milhar de trabalhadores que referimos como precários», acrescentou Alan Stoleroff.

Este especialista disse ainda que o aumento da carga horária da semana de trabalho é contrário ao desenvolvimento de um século de lutas laborais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana