sábado, 26 de maio de 2012

Portugueses são os turistas que mais visitam Cabo Verde - INE



CLI - Lusa

Cidade da Praia, 25 mai (Lusa) -- Os portugueses representam a maior fatia dos turistas que visitam Cabo Verde, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano.

Segundo o inquérito à satisfação e gastos dos turistas em 2011, realizado pela INE, os portugueses são os que mais visitam o arquipélago e os que mais ficam em casa de particulares.

"Apesar de um outro inquérito que estamos a fazer indicar que a maioria dos turistas que entram e ficam alojados nos hotéis, este inquérito indica que Portugal continua a ser o maior emissor de turistas para o arquipélago", explicou.

Outro dado do estudo é que 90 por cento dos visitantes pretendem regressar a Cabo Verde após as suas férias e mais de 80 por cento consideram que os serviços turísticos prestados são "bons".

O inquérito aponta a dificuldade no acesso aos transportes públicos como maior constrangimento para o setor turístico no arquipélago, com mais de 50 por cento dos visitantes a considerarem este serviço "mau" ou "muito mau".

Os resultados do estudo realizado nos quatro aeroportos internacionais de Cabo Verde (Cidade da Praia, Boavista, Sal e São Vicente) permitem concluir que existem também dificuldades ao nível do setor dos transportes aéreos.

"Mais de 43 por cento dos inquiridos considera que os transportes aéreos são «maus» ou «muito maus»", indica também o estudo.

Em termos de peso na entrada dos turistas em Cabo Verde, o estudo diz que os italianos tendem a perder terreno a favor dos alemães.

A crise na Itália deverá estar na origem da diminuição das visitas de italianos ao arquipélago, justificou o coordenador do estudo, Raimundo Lopes.

Quanto ao aumento do número de visitante alemães em Cabo Verde, o coordenador do estudo explicou que está ligado ao "bom trabalho" feito por alguns operadores aéreos e de viagens internacionais naquele país.

A recolha dos dados foi feita junto dos turistas no momento em que estes se preparavam para deixar Cabo Verde e decorreu em duas fases.

A primeira aconteceu durante a chamada época baixa do turismo cabo-verdiano, cujo período de referência foi a segunda semana do mês de outubro.

A segunda foi durante a época alta, tendo como período de referência a terceira semana de dezembro de 2011.

Sem comentários:

Mais lidas da semana