sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O MILAGRE TIMORENSE ACONTECEU AOS 100 DIAS DE GOVERNO XANANA

 

António Veríssimo
 
A julgar pelas notícias em português, provenientes de Timor-Leste, regra geral veiculadas pela Agência Lusa ou pela RTP – que ali mantêm correspondentes – o milagre aconteceu naquele país e tudo vai bem. Aos cerca de 100 dias do novo governo de Xanana Gusmão a corrupção não é notícia. E, se não é, a razão deve prender-se com o facto de o novo governo ter resolvido esse cancro que roubava os timorenses e beneficiava escandalosamente uns quantos elementos do anterior governo AMP, familiares e amigos do anterior governo, chefiado por Xanana. Bem dizia Xanana que eram maiores as vozes que as nozes. Rumores, como por lá se diz.
 
Áquela vaga de rumores nem a filha de Xanana escapou, nem o sobrinho, nem tantos outros. Exemplares figuras da honestidade que nada tiveram que ver com os milhões que diziam estarem a ser desviados para vantagem e vida arricalhada de uns quantos energumenos. Até diziam que pelo território havia fome e todo o tipo de carências… Mentiras, vê-se agora. Corrupção? Não. Rumores, pela certa.
 
Atualmente em Portugal há uns quantos infelizes que nem sempre dispõem de internet (como no tempo das vacas gordas). Por isso, quando há uma ligação à dita é uma festa. Pelo interesse a Timor-Leste há os que aproveitam o assomo da internet para ver e querer saber tudo sobre o país e aquele povo supostamente vilipendiado e roubado por uma elite sem escrúpulos. Mas não. Está tudo na melhor da paz e no maior e no melhor dos caminhos para a abastança, a honestidade, a justiça social, a liberdade e a justiça-combate aos ladrões. É o que se entende das notícias em português.
 
O milagre aconteceu. Em 100 dias de governação Xanana Gusmão eliminou completamente a corrupção que diziam existir, inclusive entre uns quantos dos seus ministros do anterior governo AMP. Imagine-se que até Xanana era dado como uma eminência parda que distribuia vantagens nepóticas entre os seus familiares… Rumores, somente rumores de mal intencionados. Agentes de política baixa, subterrânea, de esgoto. Podia lá o herói trair o seu povo. Podia lá ele saber e ver a fome e todas as outras carências existentes no país sem que acudisse aos mais desfavorecidos. Coitado. É agora o que transparece das notícias da Lusa e da RTP, quando as há… Em português, claro. Ou será que é só em português que está tudo bem em Timor-Leste e que a corrupção, a fome, as carências existem mas são só expressas em tétum? Temos de aprender tétum, não vá esta prosa estar inquinada devido ao desconhecimento da língua nacional timorense. É da ignorância que se alimentam os abutres dos povos. Pois.
 
Sejamos otimistas. Em Timor-Leste está tudo bem. É em Portugal que há muitos ladrões, corruptos, gente com fome, sem internet, a perder casas e as suas dignidades. Desemprego, maltratos e terrorismo governamental, famílias destroçadas, suicidios, etc., etc. Felizmente em Timor-Leste aconteceu um milagre. Que prazer e que saudavel inveja.
 
Felizmente, por aqui, hoje há internet. Mais um milagre. Pois.
 
*Na foto (Kandhi Barnez/AP) Xanana Gusmão toma posse, frente ao PR Taur Matan Ruak (9 de Agosto)
 

8 comentários:

Anónimo disse...

O sr. AV só pode estar a troçar disto tudo. Deixe Timor em paz ou escreva como deve. Agora ainda há mais corrupção.

Anónimo disse...

O homem esta cada vez mais alheado das questoes de TL. Tudo o que escreveu nao tem cabimento do que se le e se ouve nas noticias de TL. Se nao sabem o que se passa e se diz em TL nao devem escrever tanta asneirada pois nao devem enganar quem le este blog.Fraude e o que este blog e em materia de TL.

Anónimo disse...

O mundo não é só TL. Escrevam e falem também em português para sabermos pelo mundo o que se passa em Timor. Além disso o que se sabe de AV é que ele está a ser irónico. Leiam como devem e saibam interpretar.

Mau Uno Rai

Anónimo disse...

Caro António Verissimo,

As comemorações dos 20 anos do massacre de Stª. Cruz estão aí, Timor esforça-se por passar uma imagem, de que todo o seu povo vive bem, que não existem carências nutritivas, que nas escolas os professores ensinam as crianças, enfim de que Timor é um paraíso.

Poderia ser um Paraíso e será no dia em que os Timorenses perceberem, que quando estão a roubar e a fazer manobras, estão a roubar a eles próprios e aos mais desfavorecidos.

Até os Padre roubam nesta terra, o Padre Maubere, foi de férias para Macau, por roubar o seu próprio povo, será que nos seminários já não se ensinam regras de ética e bom comportamento.

Enfim Timor,

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

O António Verísssimo devia deixar TL em paz que ele nem é timorense e não percebe nada de TL.Escreve sobre a tua terra e deixa a minha em paz. Estamos fartos de vocês se meterem em assuntos que não são vossos e tentarem impingir a nojeira do vosso português que nem a vocês vos ajuda a sair da crise. Quem quer falar uma língua que não presta para nada. Os timorenses não querem falar o português e sim o inglês.

Anónimo disse...

Eu acho o Governo liderado pelo actual PM vai fazer mesmo milagre ou esta fazendo milagre porque muitos veteranos e combatentes que estão a usufruir o dinheiro vindo do timor gap, a qual alguns recebem não por mêrito mas, sim, por familiaridade ou etc...muitas injustiças estão passando neste país e acaba por desvalorizar os que merecem e dignos.Enfim, assim é governo Timor e assim também os mentirosos e bandos de patetas..!!

Anónimo disse...

Pessoalmente senti-me imenso triste com a comemoração do 20 aniversário de Santa Cruz. Essa cerimónia, acho eu, não há novidade uma vez que se apresenta actividades semelhantes todos os anos. Muitos timorenses e estrangeiros que participavam na nossa não foram convidados e o mais triste ainda não foram valorizados. Isto é que me deixa muitíssimo triste e ressentido..Sou um timorense mas sinto muito quando os próprios que mereçem não têem oportunidade...E mais uma vez digo que é causa de um Governo falhado e irresponsável...

Anónimo disse...

O AV quando quer é a ironia em pessoa e há os que nem percebem. Limitados nem o entendem e depois largam só disparates aqui nos comentários. O Timor tem grosso recheio de ingratos e de estúpidos. Graças que seu povo mais modesto e natural não é assim. Por isso são desprezados e roubados pelos parasitas citadinos da capital e localidades mais desenvolvidas. Nem pelos irmãos do país têm respeito quanto mais pelos outros que sempre os ajudaram e ajudam. Azar que arrogantes e pobres de espirito é o que vai existindo mais entre os do Timor.

Mais lidas da semana