sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Angola: PARLAMENTO CUSTA 250 ME, MAIS PROSPEÇÃO DE PETRÓLEO, MELHOR AGRICULTURA

 

 
Parlamento angolano aprovou orçamento interno de 250 ME
 
08 de Novembro de 2012, 17:16
 
Luanda, 08 nov (Lusa) - Os deputados angolanos aprovaram hoje em sessão extraordinária, fechada à imprensa, o orçamento interno do parlamento para 2013, no valor de 250 milhões de euros.
 
O projeto de resolução foi aprovado por maioria de 163 votos a favor e sete contra, sem abstenções, disse a porta-voz do parlamento, a deputada Emília Carlota Dias.
 
Citada pela agência Angop, a deputada acrescentou que agora o parlamento vai negociar com o executivo a inscrição da verba aprovada no Orçamento Geral do Estado.
 
Segundo a Angop, da verba aprovada pelos deputados consta uma rubrica que prevê a atribuição de 15,5 milhões de euros para a Provedoria de Justiça.
 
EL //JMR.
 
Governo angolano quer intensificar prospeção de petróleo
 
08 de Novembro de 2012, 17:26
 
Luanda, 08 nov (Lusa) - Angola vai intensificar a prospeção de petróleo até 2017, anunciou hoje em Luanda o ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos.
 
Citado pela agência Angop, o ministro, que intervinha na III Conferência Internacional sobre o Ensino da Engenharia de Petróleos em Angola, organizada pela Universidade Jean Piaget, sublinhou que 80 por cento das receitas petrolíferas de Angola, como segundo produtor de petróleo em África a seguir à Nigéria, revertem para o Orçamento Geral do Estado.
 
"No nosso programa do Governo, no período 2012/2017, o Executivo propôs fundamentalmente intensificar as atividades de prospeção e pesquisa de petróleo", disse Botelho de Vasconcelos.
 
As palavras do ministro angolano vão ao encontro de um relatório recente da consultora Business Monitor International (BMI), que prevê que Angola passe de uma média de 1,84 milhões de barris de petróleo diários em 2011, para 2,51 milhões no prazo de 10 anos.
 
A estimativa está, todavia, condicionada pelas quotas impostas pela Organização dos Países Produtores de Petróleo, de que Angola é membro, pelo risco de atrasos no desenvolvimento de projetos de exploração e ainda pelas incertezas do ambiente político no país, destaca a BMI no seu relatório, divulgado em finais de outubro.
 
O petróleo angolano representa cerca de 50 por cento do PIB do país, 80 por cento das receitas do Orçamento de Geral do Estado e mais de 90 por cento das receitas de exportação.
 
EL //JMR.
 
Independência proporciona melhores condições aos agricultores - diz ministro da Agricultura
 
Angola Press
 
Benguela - O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga, considerou hoje, quinta-feira, em Benguela, que a proclamação da independência de Angola constitui a maior conquista do povo angolano, numa altura em que o seu sector manteve sempre políticas que visam proporcionar melhores condições aos agricultores.
 
O governante, que falava à imprensa no Aeroporto 17 de Setembro, em Benguela, após a sua chegada a província, sublinhou que a agricultura desde a proclamação da independência foi sempre o sustentáculo das populações e tem estado a crescer nos últimos anos.
 
Afonso Pedro Canga salientou ainda que, nos últimos anos, o Executivo tem estado a investir no sector da agricultura, com vista a atingir a auto-suficiência alimentar.
 
"Por parte do empresariado nacional e estrangeiro tem havido um sério investimento no sector agrícola que tem proporcionado a produção diversificada", referiu.
 
Segundo Pedro Canga, apesar deste investimento do Estado e privado, o país tem ainda muitos desafios que visam o combate à fome e à erradicação da pobreza no país.
 
"Temos enormes desafios neste sector importante do Governo, durante os 10 anos fizemos um investimento que deverá ser acelerado em função da implementação dos vários programas do Executivo", disse.
 
O ministro, que se encontra em visita de trabalho de dois dias a província de Benguela, disse que durante a sua estadia vai também proceder a entrega de toneladas de inputs agrícolas aos agricultores afectados pela estiagem.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Angola (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana