terça-feira, 20 de novembro de 2012

PM turco diz que os palestinos de Gaza fazem valer o direito de "legítima defesa"

 

AFP - Foto de Adem Altan/AFP
 
O primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan acusou nesta terça-feira Israel de "limpeza étnica" contra os palestinos de Gaza.
 
"Israel está cometendo uma limpeza étnica, ignorando a paz na região e violando o direito internacional", declarou.
 
"Está ocupando passo a passo o território palestino", afirmou aos deputados de seu partido, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, islamita).
 
O chefe de Governo considerou que os grupos palestinos de Gaza que lançam foguetes contra Israel fazem valer o direito de "legítima defesa" contra os ataques "arbitrários e ilegais" do Estado hebreu, que acusou ainda de "massacrar" civis inocentes.
 
"Ninguém pode dizer que Israel utiliza o direito de autodefesa (contra os disparos de foguetes do movimento islamita Hamas), Israel levanta atualmente um vento de terror no Oriente Médio", destacou Erdogan, que foi aplaudido pelos deputados de seu partido.
 
Ao mesmo tempo, o premier turco criticou a "passividade" dos países ocidentais e do Conselho de Segurança da ONU na questão.
 
"Já não acredito na justiça da ONU (...) enquanto o tema palestino não for solucionado, o sofrimento e o sangue continuarão sendo um elemento integrante do Oriente Médio", completou o primeiro-ministro.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana