sábado, 10 de novembro de 2012

BRASIL MOSTRA A SUA “DIVERSIDADE” EM MACAU EM SEMANA CULTURAL

 

DM – VM - Lusa
 
Macau, China, 10 nov (Lusa) - Macau acolhe, a partir de segunda-feira, a "Semana da Cultura Brasileira", iniciativa pensada para mostrar a "diversidade" do país que inclui, entre outros, uma homenagem ao escritor Jorge Amado.
 
"A Semana da Cultura Brasileira em Macau surge a partir de uma iniciativa conjunta dos governos brasileiro e chinês para fomentar o intercâmbio, não só a nível económico e comercial, mas também na área cultural", disse Márcia Schmaltz, do departamento de Português da Universidade de Macau (UM), à agência Lusa.
 
A iniciativa, a decorrer até dia 16, tem como subtítulo "A Baía te espera!".
 
"O Brasil é muito grande e diversificado, por isso, fizemos um recorte do território, começando onde tudo começou: na Baía, onde Pedro Álvares Cabral aportou, em Porto Seguro, onde se mostra toda a riqueza da cultura brasileira, onde junta os índios, depois o povo português, e por fim, os afrodescendentes, os quais fazem o caldo cultural que é a Baía".
 
No arranque da "Semana da Cultura Brasileira", na segunda-feira, está prevista uma palestra sobre a religião tradicional afro-brasileira, a apresentação da dança que lhe é caraterística, pelo grupo Alegria, bem como a abertura da exposição "A religiosidade afro-brasileira", que tem como curador Carlos Gohn.
 
Há ainda um lanche brasileiro e um final de tarde dedicado a oficinas de cinema, teatro, capoeira e dança, as quais prosseguem até quinta-feira.
 
No programa de quarta-feira destaca-se a mesa-redonda centrada no escritor Jorge Amado e a exibição de "Capitães de Areia", a fechar o dia.
 
"Este ano, comemoramos os 100 anos do Jorge Amado que se torna muito importante no contexto da China porque é um dos primeiros escritores que aqui chegaram", realçou Márcia Schmaltz. "Os chineses começaram a conhecer um pouco do Brasil através do olhar do Jorge Amado", disse.
 
Em foco estarão três abordagens distintas: "Jorge Amado: o povo brasileiro segundo a Baía", "Ecos transatlânticos ou as razões por que Jorge é tão amado nos países africanos que falam português" e "A receção de Jorge Amado na China".
 
Já na quinta-feira, o destaque vai para o recital do duo Sávio Santoro & António Nigro, cujo repertório é feito totalmente por compositores do Brasil e pretende dar a conhecer "a diversidade cultural brasileira no tocante à música clássica".
 
O encerramento da "Semana Cultural Brasileira", a 16, ficará a cargo da Banda Alegria e Escola de Samba de Macau que têm previsto uma apresentação das oficinas.
 
A presença do escritor brasileiro Cristóvão Tezza na sexta-feira na UM figurou já como "prelúdio" à "Semana da Cultura Brasileira: A Baía te espera!" - uma iniciativa que chega pelas mãos do Departamento de Português da Universidade de Macau, em parceria com a Casa do Brasil em Macau e com o Consulado-geral do Brasil para Hong Kong e Macau.
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Jorge Amado é aquele escritor escroto que, no livro CAPITÃES DE AREIA, descreve a "bondade" de um dos personagens, que para preservar a virgindade de uma menina, a SODOMIZA.

Cara, odeio essa forma patética de se divulgar o Brasil ao mundo.

Mais lidas da semana