sábado, 10 de novembro de 2012

Hillary Clinton visita novamente Ásia-Pacífico e acompanha Obama no sudeste asiático

 

SCA – EJ - Lusa
 
Washington, 09 nov (Lusa) -- A secretária de Estado norte-americana inicia no domingo uma visita à Ásia-Pacífico e acompanha Barack Obama a vários países do sudeste asiático, na primeira viagem oficial do presidente dos EUA após a reeleição, foi hoje anunciado.
 
No programa, divulgado por Washington, a ronda de Hillary Clinton vai começar em Perth, no oeste da Austrália, com a participação na cimeira ministerial anual entre os Estados Unidos e o aliado australiano (AUSMIN), agendada para quarta-feira.
 
No encontro, que contará também com a presença do secretário da Defesa norte-americano, Leon Panetta, serão mantidas reuniões com a chefe do Governo australiano, Julia Gillard, e com os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros australianos, Stephen Smith e Bob Carr.
 
A chefe da diplomacia norte-americana segue depois para a cidade de Adelaide, onde irá reunir-se com a comunidade empresarial e visitar um estaleiro naval.
 
Nos dias seguintes, entre sexta-feira e sábado, Hillary Clinton estará em Singapura, zona estratégica para a balança comercial norte-americana.
 
A secretária de Estado norte-americana junta-se depois a Barack Obama, na Tailândia, outro aliado dos Estados Unidos, naquela que será a primeira viagem do presidente norte-americano ao estrangeiro após a reeleição na passada terça-feira.
 
Com as autoridades tailandesas, o chefe de Estado norte-americano irá preparar a cimeira bilateral EUA/ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e a cimeira da Ásia Oriental em Siam Reap, no Camboja, prevista para os dias 19 e 20 de novembro.
 
Antes da deslocação ao território cambojano, Hillary Clinton vai acompanhar Barack Obama numa visita histórica à Birmânia.
 
Durante a visita, o líder norte-americano vai manifestar o apoio ao processo de democratização iniciado pelo Presidente Thein Sein.
 
A administração de Obama encara a região da Ásia-Pacífico com o "pivot" da diplomacia norte-americana, depois de uma década de conflitos no Iraque e no Afeganistão.
 
Washington quer aumentar a capacidade diplomática e militar nesta região que considera como o motor do crescimento mundial.
 
No dia seguinte às eleições presidenciais norte-americanas, a 07 de novembro, o Departamento de Estado confirmou que Hillary Clinton deixará o cargo depois de garantir a transição com o sucessor, após a posse de Obama, a 20 de janeiro.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana