segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Angola: Ministro da Educação pede participação da classe para desenvolvimento do sector



Angola Press

Ndalatando - O ministro da Educação, Pinda Simão, que orienta o 2º Conselho Técnico do sector na cidade de Ndalatando, Kwanza Norte, pediu hoje, segunda-feira, a entrega abnegada dos profissionais do sector para que se melhorem as performances educativas em todo o território nacional nos próximos anos.

Dirigindo-se em breves palavras aos técnicos do sector, momentos após a abertura oficial procedida pelo governador provincial do Kwanza Norte, Henrique Júnior, Pinda Simão referiu que a Educação é um sector chave para o desenvolvimento do país e, como tal, deve contar com o apoio abnegado dos seus profissionais e de toda a sociedade em geral.

“A educação é uma área estratégica que deve estar a altura dos desafios do país, sobretudo nesta fase em que queremos dar o melhor para que Angola seja uma referência”, disse, apelando maior entrega dos profissionais à medida que o Governo vai fomentando gradualmente os investimentos para melhores condições laborais e de infra-estruturas.

O titular da pasta disse que no quadro do fomento e desenvolvimento da Educação, o objectivo do Executivo é acabar com a pirâmide educacional desequilibrada em Angola.

Segundo dados do sector da Educação, o sistema tem fora da escola 23 porcento das crianças em idade escolar no ensino primário e 66 porcento no ensino secundário.

Para melhorar o quadro desta problemática, o Governo está a proceder investimentos no sector, estando em curso, a título de exemplo, a construção no mínimo de uma escola de formação de professores em cada parcela do território nacional, e o desenvolvimento de outros programas de capacitação de quadros.

Nos últimos anos, o sector da educação sofreu um incremento no Orçamento Geral do Estado (OGE), passando de quatro porcento para 8,52 porcento, que vai ser revertido para pagamento dos ordenados dos docentes.

Outra das principais metas é aumentar o número de infra-estruturas para suportar o sistema de ensino nacional.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tomás Jamba Muenho, estudante de Informática Aplicada a Gestão,do Instituto Médio de economia do Lubango,eu sou de opinião que o governo elaborasse um programa em que todos os instituto. Os alunos\estudantes e não só,que tivessem acesso de banda largas,nas escolas,para que o ensino em Angola, melhor, vamos fazer valer apena,este é o meu lema para este ano de 2013.

Mais lidas da semana