quarta-feira, 18 de maio de 2011

Maioria dos americanos considera ter sido um erro festejar a morte de bin Laden




JORNAL DE NOTÍCIAS

Seis em cada dez norte-americanos consideram ter sido um erro festejar a morte do fundador da al Qaeda, Osama bin Laden, revela uma sondagem do Public Religion Research Institute divulgada na quarta-feira.

De acordo com os resultados do inquérito telefónico realizado a 1.007 norte-americanos maiores de 18 anos, entre 5 e 8 de Maio, 62% dos inquiridos considera ser errado celebrar a morte de um ser humano, independentemente de quem seja.

A pesquisa indica que existe um grande consenso sobre este aspecto entre pessoas de diferentes credos religiosos e tendências políticas, mas revela uma maior divisão de opiniões sobre a moral e eficácia da tortura.

Cerca de 49% dos inquiridos considera que a tortura de alegados terroristas para se obter informação importante não é justificável em nenhum caso, mas para 43% a tortura é justificável em certas situações.

A mesma sondagem revela que 53% dos norte-americanos acredita que os Estados Unidos não deveriam recorrer a nenhum método de tortura contra os seus inimigos a que não quisessem também submeter os seus militares.

A pesquisa tem uma margem de erro de três por cento.

Nota PG: Este conteúdo foi publicado em 12 de Maio mas por “avaria” do Blogger “desapareceu”, tendo agora surgido nos rascunhos. Ao voltarmos a publicar toma automaticamente a posição no dia em que o republicamos. Pedimos desculpa pela “anormalidade”. Nos arquivos de dia 12 de Maio, na barra lateral, esse dia não existe e para republicar somos obrigados a fazer demorados acertos por via do mau funcionamento do novo editor do Blogger.

Sem comentários:

Mais lidas da semana