quarta-feira, 18 de maio de 2011

TIMOR CARTOON – O OLHAR DE UM ARQUITETO PORTUGUÊS




SAPO TL

Em 2004, João Baptista esteve em Timor-Leste a dar apoio aos Médicos do Mundo. Com um olhar atento, nos seus tempos livres fazia pequenos desenhos com situações do dia-a-dia em Díli, silhuetas das suas gentes e caricaturas irónicas sobre as querelas políticas que marcaram os primeiros anos de governação.

Já nessa altura os seus cartoons coloridos chamaram a atenção da Embaixadora Natália Carrascalão que viu neles o registo de vários momentos da História recente do país. Desde os miúdos que espreitavam os estrangeiros a comer torradas no City Café, às Karau Baca que pastam nos campos e mostram que os timorenses também trocam os “vs” pelos “bs”.

Em 2006, inspirado pela situasaun timorense, criou o blogue Timor Cartoon e foi publicando desenhos, esquiços e caricaturas até 2009.

Uma resenha do seu trabalho está em exposição até ao dia 10 de Junho, no Espaço - Biblioteca Por Timor, situado em Lisboa.

Nota PG: Este conteúdo foi publicado em 12 de Maio mas por “avaria” do Blogger “desapareceu”, tendo agora surgido nos rascunhos. Ao voltarmos a publicar toma automaticamente a posição no dia em que o republicamos. Pedimos desculpa pela “anormalidade”. Nos arquivos de dia 12 de Maio, na barra lateral, esse dia não existe e para republicar somos obrigados a fazer demorados acertos por via do mau funcionamento do novo editor do Blogger.

Sem comentários:

Mais lidas da semana