quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Timor-Leste: PD e PSD juntos com a FRETILIN no protesto ao governo AMP



SAPO TL

Através de uma sessão plenária extraordinária, o Partido Democrático (PD), juntamente com o Partido Social Democrata (PSD) e a FRETILIN mostraram o seu desagrado com o Governo Aliança Maioria Parlamentar (AMP) por este ter alterado a Lei Eleitoral para o Parlamento Nacional e a Lei Eleitoral para o Presidente da República, impedindo o direito ao voto dos cidadãos timorenses residentes no estrangeiro.

O deputado da bancada FRETILIN, Joaquim dos Santos, questiona o facto de “o governo actual não criar condições para que aos cidadãos timorenses que vivem no estrangeiro possam votar nas próximas eleições” e acusa o Estado de “violar a Constituição da RDTL, não havendo justificação para esta decisão.” E adverte a população. “Peço a todos que reflictam bem antes do voto final.“

O porta-voz da FRETILIN, José Teixeira, diz que “este é um falhanço para maioria parlamentar. O governo actual tem muito dinheiro, até para comprar material pirotécnico, mas quando se trata de criar condições para os timorenses exercerem o seu direito cívico, falham redondamente,”lamenta.

Apesar do alarido envolto desta questão, o Primeiro-Ministro Xanana Gusmão pede aos deputados para “se preocuparem mais com as eleições que estão aí à porta.”

SAPO TL com CJITL

Nota Página Global

De Timor-Leste para Portugal a Agência Lusa CONTINUA A BRINCAR À INFORMAÇÃO, contudo o noticiário em tétum é profícuo na comunicação social timorense e até online. A atualidade timorense está repleta de acontecimentos merecedores de referências noticiosas. A Agência Lusa está a gozar férias em Timor-Leste? Tanto quanto reza na história sabemos que Luiz de Camões era zarolho mas a Lusa parece que está a ser dirigida por um Camões cego... e surdo.


Sem comentários:

Mais lidas da semana