segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Netanyahu foi enganado por 'Wily' Biden? Não, Biden é quem está sendo jogado

Biden pode acreditar que a sua “longa experiência” o coloca no “lado certo” no julgamento dos acontecimentos, mas a sua experiência vem de outra época.

Alastair Crooke* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Biden sorriu e respondeu: “Eu sei”, quando um convidado lhe disse  que Netanyahu está a arrastar os EUA para um conflito civilizacional – e ainda que Netanyahu o culpa (Biden), queixando-se de que a Casa Branca quer impedir que Israel chegue à raiz do problema, insistindo em Gaza e no “dia seguinte”.

Na prática, o que Netanyahu está a fazer é simplesmente montar uma clássica manobra de flanco – tentando contornar Biden apontando para o “conflito mais amplo” com o Irão: “ Porque é que me estão a importunar sobre Gaza quando há um conflito monumental em curso”, sugere Bibi, exasperado?

“Esta não é apenas a 'nossa guerra', mas em muitos aspectos a sua guerra… Esta é uma batalha contra o eixo iraniano… que agora ameaça fechar o estreito marítimo de Bab Al-Mandeb… É do interesse… de toda a comunidade civilizada”, Netanyahu disse – não muito sutilmente.

A reação de Biden é um sorriso presunçoso, insinuando que ele acha que pode vencer Netanyahu (“a raposa”). Esta é a abordagem de Biden: ele pretende desarmar a alegação de Netanyahu de que os EUA são obstrucionistas através de um desfile de visitas de alto nível que reitera o seu apoio incondicional a Israel – e antecipar Bibi, insistindo que ele (Biden) cuidará do não -Questões de Gaza (Hizbullah, Iémen, etc.).

Assim, os EUA estão a reunir uma força marítima para enfrentar o AnsarAllah no Iémen; o Administrador Biden agirá para sancionar colonos violentos na Cisjordânia; está a alertar Bagdad para controlar o Hashad al Sha'abi ; e os seus enviados em Beirute estão a tentar forjar um 'acordo diplomático' que incluirá a retirada das Forças Radwan do Hizbullah para o outro lado do Rio Litani no sul do Líbano, e também lidará com as disputas fronteiriças não resolvidas entre Israel e o Líbano.

JORNALISTA QUE EXPÔS A LUXUOSA VILLA DE ZELENSKY NO EGITO FOI MORTO

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Mohammed Al-Alawi, repórter que investigou a compra de uma villa luxuosa pela família do presidente ucraniano Vladimir Zelensky, foi morto no Egito. O relatório foi publicado pela Clear Story News , citando fontes locais.

Segundo o relatório, o jornalista egípcio Mohammed Al-Alawi foi encontrado morto perto de uma estrada em Hurghada. Numerosas escoriações, hematomas e fraturas foram encontradas em seu corpo, e a morte ocorreu como resultado de grave traumatismo cranioencefálico.

“Mohammed Al-Alawi, um dedicado jornalista investigativo independente, foi encontrado com inúmeras escoriações, fraturas e hematomas no corpo, levando a uma hemorragia cerebral fatal decorrente de lesão cerebral traumática grave, conforme relatado por Elmostaqbal.com . De acordo com uma fonte do departamento de polícia de Hurghada, Al-Alawi parece ter sido brutalmente espancado por um grupo de agressores”, diz o relatório.

Al-Alawi foi o autor de uma investigação sobre a compra de um imóvel caro, que foi comprado à sogra do Presidente da Ucrânia, Olga Kiyashko. Muitos viram motivos de corrupção neste acordo. LINK

Os familiares da vítima afirmam que após a publicação da sua investigação, Mohammed começou a receber ameaças. Segundo eles, as autoridades policiais estão investigando o envolvimento de vários cidadãos ucranianos no assassinato do jornalista.

SITUAÇÃO MILITAR NA UCRÂNIA EM 25 DE DEZEMBRO DE 2023 (atualização do mapa)

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Ataques russos foram relatados no campo de aviação Starokonstantinov;

Ataques russos foram relatados perto de Pavlogrado;

Ataques russos foram relatados perto de Kropivnitsky

Os ataques russos danificaram a infraestrutura portuária na região de Odessa;

Ataques russos foram relatados no campo de aviação de Chernobaevka, na região de Kherson;

Pelo menos uma mulher foi morta e mais dois civis ficaram feridos em consequência dos bombardeamentos ucranianos na aglomeração urbana de Donetsk;

O Ministro da Defesa russo confirmou o controlo total de Mariinka;

As forças russas repeliram três ataques da 95ª Brigada de Assalto Aéreo da AFU perto de Sinkovka e Novoselovskoye;

As forças russas repeliram os ataques da 21ª Brigada Mecanizada Ucraniana e do 23º Batalhão de Fuzileiros perto de Yampolovka e Torskoye;

As forças russas assumiram o controle de um campo de aviação na periferia sul de Bakhmut;

As forças russas eliminaram 30 militares ucranianos e dois veículos motorizados na área de Kupyansk;

As forças russas eliminaram 180 militares, um tanque, dois veículos motorizados, um sistema de artilharia Akatsiya e um Gvozdika, dois obuseiros D-30 na área de Krasny Liman;

As forças russas eliminaram 200 militares, dois veículos de infantaria, seis veículos motorizados, um obuseiro Msta-B e um D-20, dois obuseiros D-30, um sistema de artilharia Gvozdika na área de Donetsk;

As forças russas eliminaram 55 militares, três picapes e um sistema de artilharia autopropelida Akatsiya na área de South Donetsk;

As forças russas eliminaram 90 militares, quatro veículos motorizados, um obuseiro D-20 e dois obuseiros D-30 na região de Zaporozhye;

As forças russas eliminaram 60 militares ucranianos, três veículos motorizados e um obuseiro Msta-B na região de Kherson;

Os sistemas de defesa aérea russos abateram 40 drones ucranianos no último dia.

Ler/Ver em South Front:

Ameaça de escalada: ataques israelenses em Damasco mataram importante conselheiro do IRGC

Situação militar na Síria em 25 de dezembro de 2023 (atualização do mapa)

Europa traída pelos EUA e pela Ucrânia – Negociador de negociações em Minsk

O que a Rússia destruiu na base aérea de Starokonstantinov?

Scott Ritter: EUA ‘constroem armadilhas para si mesmos’ no Mar Vermelho

Scott Ritter | Sputnik Globe | # Traduzido em português do Brasil

Em 18 de dezembro, após uma viagem ao Oriente Médio com escalas no Kuwait, Bahrein, Catar e Israel, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, anunciou o estabelecimento da Operação Prosperity Guardian, sob a égide da Força-Tarefa Combinada (CTF) 153, que se concentra em segurança no Mar Vermelho, para proteger o transporte marítimo.

Em 19 de Novembro, os rebeldes Houthi do Iémen, operando em solidariedade com os palestinianos de Gaza, assumiram o controlo de um navio de carga ligado a Israel , o Galaxy Leader . Os Houthis anunciaram que bloqueariam todos os navios que transitassem pelo Mar Vermelho em direção a Israel – estabelecendo, na verdade, um bloqueio a Israel – até que Israel permitisse a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Posteriormente, os Houthis atacaram vários navios que passavam pelo Estreito de Bab al-Mandeb, uma passagem estreita que leva ao Mar Vermelho e mais adiante ao Canal de Suez, ameaçando o comércio global como grandes gigantes do petróleo e da navegação, incluindo BP, MSC, Evergreen, OOCL e a Maersk suspenderam as operações através do Mar Vermelho. Estima-se que os danos causados ​​à economia israelita causados ​​pelo bloqueio Houthi ascendam a milhares de milhões de dólares, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ameaçou usar a força militar contra os Houthis se os Estados Unidos não intervirem em seu nome.

A CTF 153, que operou sob o comando dos EUA e do Egipto, está encarregada da segurança marítima internacional e dos esforços de reforço de capacidades no Mar Vermelho, em Bab al-Mandeb e no Golfo de Aden. Seu complemento de quatro navios - três destróieres dos EUA (o USS Carney , USS Mason e USS Thomas Hudner ) e o destróier de mísseis guiados da Marinha Real do Reino Unido HMS Diamond ) estiveram todos envolvidos na interceptação de mísseis Houthi e drones disparados contra Israel ou mercadores. navegação operando no Mar Vermelho.

Austin também ordenou que o Carrier Strike Group 2, composto pelo porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower e três escoltas (um cruzador e dois destróieres), se juntasse ao CTF 153 como parte da Operação Prosperity Guardian . O submarino da classe Ohio, o USS Florida , equipado com 154 mísseis de cruzeiro Tomahawk, também opera na região.

Austin anunciou que Bahrein, Canadá, França, Itália, Holanda, Noruega, Seychelles e Espanha se juntariam aos EUA e ao Reino Unido como parte da Operação Prosperity Guardian . Ausentes notáveis ​​incluem nações árabes como Egito e Arábia Saudita. A Austrália foi solicitada a fornecer um navio de guerra, mas ofereceu apenas pessoal .

BLOG DE GAZA: Israel massacra centenas no centro e sul de Gaza

Resistência contínua em Jabaliya, Bureij, Khan Yunis | Mais armas dos EUA para Israel – DIA 80

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Fome, sede, genocídio e negligência internacional definem a situação em Gaza no 80º dia de guerra. 

O implacável bombardeamento israelita massacrou centenas de palestinianos em Meghazi, Deir Al-Balah, Bureij, Nuseirat, Khan Yunis e Jabaliya.

Grandes carregamentos de armas dos EUA continuam a chegar a Israel, enquanto Washington ainda se recusa a pedir um cessar-fogo. 

No entanto, a Resistência Palestiniana continua a repelir o avanço das tropas israelitas em toda Gaza. 

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 20.424 palestinos foram mortos e 54.036 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro. Estimativas palestinas e internacionais dizem que a maioria dos mortos e feridos são mulheres e crianças.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES:

Segunda-feira, 25 de dezembro, 14h (GMT+3)

CRESCENTE VERMELHO PALESTINO: O exército israelense realizou ataques ao centro de ambulâncias em Jabaliya

CANAL ISRAELITA 12: dois mísseis antitanque caíram na cidade de Beit Hillel, na Alta Galiléia,

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Alvejamos um porta-tropas sionista em Khan Yunis

EXÉRCITO ISRAELITA: 27 soldados ficaram feridos nas batalhas na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas.

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Visamos duas reuniões de soldados de ocupação em Khan Yunis.

CRESCENTE VERMELHO PALESTINO: O número de cadáveres excede a capacidade das ambulâncias

Segunda-feira, 25 de dezembro, 12h (GMT+3)

EX-CHEFE DA INTELIGÊNCIA ISRAELITA: “Os objetivos da guerra são irrealistas e só terminarão com o retorno dos sequestrados.”

HEZBOLLAH: Alvejamos “soldados inimigos nas proximidades do quartel Mitat com armas apropriadas”.

AL-JAZEERA: Sirenes soaram em Netiv Haasara, no norte da Faixa de Gaza.

AL-JAZEERA: Helicópteros militares israelenses transportaram vários soldados feridos de Gaza para o Hospital Soroka em Bir al Saba (Beersheba) esta manhã.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos multidões militares inimigas na Rua 5, nos eixos de Al-Taqaddim, a leste de Khan Yunis, com morteiros calibre 60.

MÍDIA ISRAELITA: A Assembleia Geral do Knesset israelense realizará uma sessão especial na segunda-feira sobre os detidos israelenses na Faixa de Gaza, na presença do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e de várias famílias.

Segunda-feira, 25 de dezembro, 11h (GMT+3)

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos uma posição de veículo militar em Juhr al-Dik.

CANAL ISRAELITA 14: Houve um ferimento grave após a explosão de um carro em Haifa.

AL-JAZEERA: Oito mísseis foram disparados do sul do Líbano em direção a instalações militares israelenses nas proximidades do assentamento Sa'sa.

AL-JAZEERA: Um helicóptero militar israelense bombardeou áreas em Jabaliya, ao norte da Faixa de Gaza.

IRÃ: Lidamos de forma responsável com a segurança marítima e Washington não está em posição de nos acusar.

Segunda-feira, 25 de dezembro, 10h (GMT+3)

MÍDIA ISRAELITA: Mísseis antitanque foram disparados do Líbano em direção às cidades de Doviv e Matat, na Alta Galiléia.

AL-JAZEERA: O número de mortos resultante do bombardeio israelense no centro de Gaza aumentou para 95 desde a noite de domingo.

PORTA-VOZ DO HOSPITAL DOS MÁRTIRES DE AL-AQSA: Um grande número de mártires e feridos ainda estão sob os escombros.

CANAL ISRAELITA 12: o exército israelense atacou vários locais pertencentes ao Hezbollah no sul do Líbano.

AL-JAZEERA: Os ataques israelenses foram renovados em diversas áreas no centro e sul da Faixa de Gaza.

AL-JAZEERA: Uma série de ataques israelenses tiveram como alvo as proximidades das cidades de Aita al-Shaab e Ramia, no setor central do sul do Líbano.

EMBAIXADOR ISRAELITA EM WASHINGTON: é do interesse de Tel Aviv chegar a um acordo para libertar os “reféns” em Gaza.

Segunda-feira, 25 de dezembro, 09h00 (GMT+3)

AL JAZEERA:

Um grande número de mortos se acumula no pátio do Hospital dos Mártires de Al-Aqsa, em Deir Al-Balah, no centro da Faixa de Gaza. O bombardeio israelense no centro de Gaza matou e feriu centenas de pessoas.

23 palestinos supostamente mortos como resultado de um bombardeio israelense contra uma casa na área de Ma'an, a leste de Khan Younis, no sul de Gaza.

Imagem: Fome, sede, genocídio e negligência internacional definem a situação em Gaza. (Foto: Palestine Eye)

Palestine Chronicle

Dizemos a verdade sobre Gaza. Sempre

No Palestine Chronicle, não imploramos à grande mídia que diga a verdade sobre Gaza. Nós mesmos contamos isso. Apoie-nos 

Líder do Hamas na Faixa de Gaza diz que guerra é "feroz, violenta e sem precedentes"

Sinwar disse que as tropas israelitas "estão a sofrer pesadas perdas em vidas e equipamento".

O líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar, disse esta segunda-feira, na sua primeira mensagem pública desde o início da guerra, que esta é uma "batalha feroz, violenta e sem precedentes" contra Israel.

"As Brigadas Al Qasam destruirão o exército de ocupação, estão a caminho de o esmagar e não se submeterão às condições da ocupação", disse Sinwar numa mensagem transmitida pelos canais do Hamas.

Sinwar, que Israel supõe estar escondido na rede de túneis subterrâneos do enclave, disse que as tropas israelitas "estão a sofrer pesadas perdas em vidas e equipamento".

As Brigadas al-Qasam, afirmou, atacaram cerca de 5.000 soldados israelitas, "um terço dos quais foi morto, um terço ficou gravemente ferido e o último terço ficou permanentemente incapacitado", tendo ainda destruído 750 veículos militares.

Os números de Sinwar são muito diferentes da contagem oficial de baixas do exército israelita, que confirmou 156 soldados mortos desde o início da ofensiva terrestre na Faixa de Gaza, em 27 de outubro, mais 333 durante o ataque do Hamas em solo israelita em 07 de outubro e nos combates dos dias seguintes.

Esta é a primeira mensagem do líder islamita desde o início da guerra, na sequência do ataque de 07 de outubro, do qual é considerado o principal mentor, e que fez mais de 1.200 mortos e 240 raptados.

TSF | Lusa

Imagem: O líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar © Mohammed Abed/AFP

Ler/Ver em TSF:

Há pessoas a morrer na Faixa de Gaza por falta de "materiais para os tratar"

Jihad Islâmica rejeita troca de prisioneiros sem pararem ataques contra Faixa de Gaza

Hamas denuncia que ataque israelita a campo de refugiados matou 70 pessoas

A democracia do Ocidente e seus problemas cruciais como o déficit democrático

Sobre (o modelo ocidental de) democracia e seus problemas cruciais como o déficit democrático

Vladislav B. Sotirovic* | Al Mayadeen | # Traduzido em português do Brasil

Há uma enorme disputa sobre soluções (métodos) práticas e eficazes para eliminar ou pelo menos tanto quanto possível minimizar o défice democrático

O que é democracia?

Há um debate vivo e contínuo sobre a definição de democracia, tanto nos círculos académicos como não académicos.

A palavra democracia deriva da palavra grega demokratia , que é composta pela palavra “demos”, que significa povo, e pela palavra “ kratia ”, que significa governo (ou regra). Mesmo que seja claro que o significado etimológico da palavra é “poder do povo”, não se trata, no entanto, do que define sob o sentido jurídico. 

Historicamente, a democracia enfrenta realidades diferentes e, por vezes, até conflituosas. Segundo a maioria dos cientistas políticos ocidentais, a democracia é (ou pode ser) baseada em quatro pilares:

Sistema político de escolha e substituição do governo através de eleições livres e justas; 

Participação ativa do povo como cidadão na política e na vida civil;

Proteção dos direitos humanos de todos os cidadãos; 

Estado de direito em que a lei e os procedimentos se aplicam igualmente a todos os cidadãos.

O conceito de democracia é frequentemente mais contemplado na política do que no direito devido à dificuldade de fornecer uma definição jurídica segura. 

Ao longo dos séculos, a democracia (liberal ocidental) teve a capacidade de afirmar o seu próprio futuro, projectando-se para o terceiro milénio como o regime político respeitado por todos, pelo menos em palavras. Entre os vários modelos de democracia, a democracia representativa é o mais difundido no Ocidente. A difusão é tão grande que muitas vezes tendemos a considerar democracia e representatividade como sinônimos.

UE/Alemanha "civilizada", racista e nazi em crescimento revela sua 'caça' preferida*

Estudante jordano morto a tiros na Alemanha por apoio a Gaza, diz família

Al Mayadeen | Redes sociais + notícias | # Traduzido em português do Brasil

O primo de Mohammad Barakat conta que o jovem de 21 anos foi baleado duas vezes na cabeça, no que parece ser um ato de execução cometido por outro estudante de sua universidade.

Reportagens da mídia detalharam um incidente alarmante em que o estudante jordaniano Mohammad Barakat, de 21 anos, teria sido baleado e morto em Hamburgo, Alemanha. Acredita-se que o tiroteio tenha motivação ideológica, decorrente das postagens pró-Palestina de Mohammad nas redes sociais abordando o genocídio em curso em Gaza .

Numa atualização sombria, o primo de Mohammad Barakat, de 21 anos, conhecido pela sua ambição académica e pela defesa vocal dos direitos palestinos, disse que teve um final trágico esta semana em Hamburgo, Alemanha. A família e amigos suspeitam de um potencial crime de ódio como a causa de sua morte prematura.

Detalhes de amigos da universidade sugerem que a mãe de Mohammad recebeu informações perturbadoras sobre o incidente, indicando que ele foi baleado duas vezes na cabeça, no que parece ser um ato de execução cometido por outro estudante de sua universidade. A crença predominante entre aqueles próximos de Mohammad é que este acto foi uma resposta de retaliação ao seu apoio declarado à Palestina.

A família comunicou que o corpo de Mohammad Barakat permanece sob custódia policial, com as autoridades demonstrando falta de cooperação na investigação sobre sua morte prematura, especialmente depois que as autoridades consideraram que foi resultado de “causas naturais”. A informação limitada disponível, aliada à ausência de uma cobertura noticiosa abrangente, é particularmente surpreendente para a família, dada a gravidade da situação.

Palestina | Belém reza pela paz em Gaza: ‘Nunca vi um Natal como este’

Belém é uma cidade localizada na parte central da Cisjordânia, com uma população de cerca de 30 000 pessoas. É a capital da província de Belém, na Palestina ocupada pelo Estado de Israel, e um centro de cultura e turismo no país. Wikipédia

Elisangela Becker | G7 | # Publicado em português do Brasil

A Praça da Raiva em Belém é um estacionamento fantasmagórico. As ruas ao redor são ladeadas por lojas fechadas. No centro, a Igreja da Santa Natividade, festejada como o berço de Cristo e visitada por mais de um milhão de peregrinos todos os anos, está praticamente vazia. O único sinal de vida é o toque dos sinos da igreja para uma missa à qual ninguém comparecerá. Uma das cidades mais sagradas do cristianismo está em luto profundo e doloroso.

“Nunca vimos Belém assim”, diz o padre Issa Thaljieh, pároco ortodoxo grego da Igreja Santa da Natividade, enquanto outros clérigos fazem orações ao fundo.Normalmente, pouco antes do Natal, a praça central da Cisjordânia ocupada deveria ser coroada com uma deslumbrante árvore de Natal, ao lado de um presépio num palco. Escoteiros e escoteiras cantam canções de Natal em inglês e árabe.

Milhares de visitantes de todo o mundo lotam a cidade e fazem fila para visitar a gruta para prestar suas homenagens no local onde Jesus teria nascido.

Mas este ano, com uma guerra devastadora em Gaza, não há nada disso. Os militares israelitas também fecharam o principal posto de controlo em Belém, alegando preocupações de segurança – impedindo o acesso à famosa cidade a muitos palestinianos.

E assim o Natal foi cancelado.

NATAL OU DIA DE NATAL

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão[3] comemorado anualmente em 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro). A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.[4]

De acordo com maior parte dos historiadores, a festa originalmente era destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis),[5] a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano[6][7][8] e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.[9][10]

Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não cristãos,[1][11] sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natalmúsicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natalpisca-piscas e guirlandasviscopresépios e ilex. Além disso, o Papai Noel (conhecido como Pai Natal em Portugal) é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.[12]

Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.[13]

Mais lidas da semana